Buscar

Resumo dos programas Aécio Neves (PSDB) O programa do candidato Aécio Neves (PSDB) começou mostrando os resultados da última pesquisa do Instituto Veritá em que o candidato aparece com 53,2% das intenções de voto enquanto Dilma Rousseff aparece com 46,8%. O candidato disse que “o que o brasileiro tem de mais profundo é o caráter, algo

Checagem
24 de outubro de 2014
16:53
Este artigo tem mais de 9 ano
Especial Truco 2014

Resumo dos programas

Aécio Neves (PSDB)

O programa do candidato Aécio Neves (PSDB) começou mostrando os resultados da última pesquisa do Instituto Veritá em que o candidato aparece com 53,2% das intenções de voto enquanto Dilma Rousseff aparece com 46,8%. O candidato disse que “o que o brasileiro tem de mais profundo é o caráter, algo que não se pode abandonar nunca, nem mesmo em uma disputa eleitoral”.

Falou que viajando pelo Brasil ele pode sentir o afeto e o apoio dos brasileiros de todas as regiões. “Um anseio por um novo caminho, um caminho que nos permita superar os grandes desafios que teremos pela frente”. Disse ainda que o presente do país tem sido marcado por decepções, que “valores importantes como justiça, verdade, honestidade e respeito estão se perdendo” e prometeu, além de educação de qualidade, saúde e segurança para as nossas famílias, melhores empregos e melhores salários. “Juntos, realizarmos o melhor governo de nossa história”. Aécio falou que há 30 anos o povo se uniu com seu avô, Tancredo Neves, para vencer a ditadura gritando “muda Brasil”. E que hoje ele repete a mesma frase. “Estou pronto para construir um futuro com você a partir de agora. E cabe a você decidir”.

Artistas como a banda Tianastácia, Fernando Brant, Afroreggae, Ney Latorraca, Romário, o ator Marcelo Serrado e Sandra de Sá declararam seu apoio ao candidato. O jogador Neymar apareceu pela primeira vez, dizendo que “não podemos ter votos nulos” pois “cada voto vai ser importante para a mudança do Brasil”: “Geralmente a opinião pública trata o apoio de uma personalidade como oportunismo ou a falta dele como alienação. Não podemos ter medo de nos posicionar. É um direito nosso e democrático escolher um candidato”. A campanha encerrou mostrando mais imagens de comícios pelo país.

Dilma Rousseff (PT)

No programa eleitoral do PT, metade do tempo foi usado para criticar a revista Veja, cuja capa, divulgada ontem, sugere que a candidata Dilma Rousseff e Lula tinham conhecimento do esquema de corrupção na Petrobras. “Toda campanha é a mesma coisa. Na reta final, quando todas as pesquisas indicam a liderança de um candidato do PT, seja ele Lula ou Dilma, a revista Veja solta uma denúncia supostamente bombástica numa tentativa vergonhosa de reverter a decisão popular”, diz o apresentador. Depois, o programa utiliza uma série de oito capas da Veja, publicadas desde 2002, com manchetes contra o PT como “O PT deixou o Brasil mais burro?”, “Os monstros do radicalismo” e “Os PTbulls”. O narrador chama as capas de “tática do medo” para “aterrorizar eleitores”, e afirma que as denúncias que “nunca foram comprovadas”.

Em seguida, a própria candidata ataca a postura da revista. “Não posso me calar frente a esse ato de terrorismo eleitoral articulado pela revista Veja e seus parceiros ocultos. Uma atitude que envergonha a imprensa e agride a nossa tradição democrática. Sem apresentar nenhuma prova concreta e mais uma vez baseando-se em declarações de pessoas do submundo do crime, a revista tenta envolver diretamente a mim e ao presidente Lula nos episódios da Petrobras que estão sob investigação da Justiça. Todos os eleitores sabem da campanha sistemática que essa revista move há anos contra Lula e contra mim.” Segundo a presidente, a revista excedeu todos os limites da decência e da ética. “A revista comete esta barbaridade, esta infâmia, contra mim e Lula, sem apresentar a mínima prova. Isso é um absurdo. Isso é um crime. É mais do que clara a intenção malévola da Veja de interferir de forma desonesta e desleal nos resultados das eleições.” Ela diz que a Veja e seus “cúmplices” não conseguirão “confundir” o eleitor. “Eu darei a minha resposta a eles na Justiça”.

O programa apresentou também os mais recentes resultados das pesquisas Datafolha e do IBOPE que indicam a ampliação da vantagem da candidata sobre Aécio Neves, e comícios em diversos lugares.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Truco

Este texto foi produzido pelo Truco, o projeto de fact-checking da Agência Pública. Entenda a nossa metodologia de checagem e conheça os selos de classificação adotados em https://apublica.org/truco. Sugestões, críticas e observações sobre esta checagem podem ser enviadas para o e-mail truco@apublica.org e por WhatsApp ou Telegram: (11) 99816-3949. Acompanhe também no Twitter e no Facebook. Desde o dia 30 de julho de 2018, os selos “Distorcido” e “Contraditório” deixaram de ser usados no Truco. Além disso, adotamos um novo selo, “Subestimado”. Saiba mais sobre a mudança.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes