Buscar

Vídeo registra as expedições aos limites da TIX, entrevista lideranças e fala da importância da floresta para os Ikpeng

Vídeo
Assistir vídeo
24 de abril de 2023
14:00
Este artigo tem mais de 1 ano

O aumento de fazendas no entorno do Território Indígena do Xingu (TIX) tem preocupado os Ikpeng – uma das 16 etnias que compõem o Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso (MT). Desde 2009 os indígenas têm se reunido em encontros para tratar da fiscalização territorial e organizar expedições até os limites do território para reforçar a sinalização da demarcação da TI e monitorar a presença de invasores em suas terras.

Em 2022 os Ikpeng realizaram a expedição Pïrino Avivamento dos Limites, registrada por  Kamatxi Ikpeng e Kuyatapu Dunga Ikpeng – contemplados pelo projeto de microbolsas “Repórteres Indígenas” da Agência Pública. O vídeo mostra como essas expedições acontecem e a importância delas para preservar a floresta, fundamental para a sobrevivência dos Ikpeng.

“Nós viemos das árvores, nossos nomes e ancestrais vem das árvores”, explica o cacique da aldeia Kurure, Oyope Ikpeng.

Conheça os autores

Kamatxi Ikpeng

Kamatxi Ikpeng (povo Ikpeng – Parque Indígena Xingu – Mato Grosso) – Convivendo desde menino com documentaristas do projeto Vídeo nas Aldeias, que visitaram sua comunidade e formaram cineastas indígenas na região, Kamatxi aprendeu com seus companheiros a manejar os equipamentos de vídeo, gravando festas e rituais. Integrou a Casa de Cultura Ikpeng Mawo, fundada em 2009, onde se tornou cineasta. Desde então, participou da equipe técnica de diversos documentários. Em 2019, realizou estágio para formação audiovisual em Cuba.

Kuyatapu Dunga Ikpeng

Kuyatapu tem sido parceiro de Kamatxi em diversos projetos e integra a Casa de Cultura Ikpeng Mawo desde 2014.

Esta videorreportagem foi contemplada pelo edital Microbolsas Pública – Repórteres Indígenas, que em 2022 selecionou cinco projetos de comunicadores indígenas relacionados às diversas ameaças que hoje assolam os mais de 300 povos originários existentes no país e seus territórios tradicionais. Os proponentes selecionados receberam apoio financeiro e orientação de jornalistas da Agência Pública para realizarem seus projetos.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes