A partir da próxima semana, o “Truco!”, projeto de cobertura eleitoral realizado pela Agência Pública de Jornalismo Investigativo vai entrar na sua fase final. Agora, as perguntas serão feitas pelos leitores, para todos os candidatos.
Na segunda-feira, dia 15, será aberto pelo Facebook da Pública o envio das perguntas, cada dia para um candidato. A primeira a ser “Trucada” pelos eleitores será Luciana Genro, do PSOL.
Participe: https://www.facebook.com/agenciapublica
A questão que tiver mais “likes” em um dia será enviada à campanha, que tem o prazo de uma semana para responder.
As regras são simples:
As perguntas têm que ser relativas a uma declaração do candidato, incluindo um link.
As perguntas podem ser feitas por texto, imagem ou vídeo.
A perguntas que receber mais “likes” será enviada para o candidato.
Perguntas com termos ofensivos ou preconceituosos serão excluídas.
“A campanha presidencial está chagando na reta final, e estamos convidando o público da internet para participar ainda mais do debate democrático. As novas regras do Truco são claras e o objetivo é só um: aumentar o diálogo e a prestação de contas dos candidatos com o público, usando as redes sociais”, diz Natalia Viana, diretora de estratégia da Agência Pública.
Das 11 candidaturas à presidência, 10 já se comprometeram participar: Dilma Rousseff (PT), Levy Fidelix (PRTB), José Maria Eymael (PSDC), Pastor Everaldo (PSC), Eduardo Jorge (PV), Luciana Genro (PSOL), Marina Silva (PSB), Mauro Iasi, (PCB), Zé Maria (PSTU) e Rui Costa Pimenta (PCO) se comprometeram a responder ao Truco do Eleitor!
Vale lembrar que a Agência Pública seguirá checando informações ditas pelos candidatos no horário eleitoral.
O Truco!
Desde o início do horário eleitoral gratuito na TV, a Agência Pública tem se dedicado a checar os dados veiculados pelos candidatos à presidência no horário eleitoral gratuito. O resultado das checagens é publicado no site da agência todas as terças, quintas-feiras e aos sábados. Para manter a independência característica da Pública, a agência reuniu uma extensa base de dados de pesquisas, especialistas e instituições de diversas áreas prioritárias na campanha. A Pública também está produzindo a série Cartas na Mesa, com reportagens especiais confrontando cidadãos e candidatos.
Com um tom provocativo, bem humorado e inovador, o projeto “Truco!” tem identidade visual inspirada em jogos de cartas, desenhada pelo quadrinista Alexandre De Maio. Aos dados checados, são atribuídas cartas, de acordo com o que é apurado. São elas: “Truco!”, “Não é bem assim”, “Tá certo, mas peraí”, “Blefe”, “Zap!” e “Que medo”. Saiba Mais: www.apublica.org/truco.