Buscar
Casa Pública

Conheça Gênero e Número, uma aposta nos dados – e nas mulheres

Nova iniciativa de jornalismo incubada pela Agência Pública traz um olhar mais detalhado sobre a desigualdade entre mulheres e homens no esporte

Casa Pública
10 de agosto de 2016
15:17
Este artigo tem mais de 10 anos
Não deixe a Publica sumir
Nos adicione como fonte preferencial no Google.

Quando a Casa Pública foi fundada em março deste ano em Botafogo, no Rio de Janeiro, a ideia era que o lindo casarão centenário se tornasse um espaço de referência, de discussão e de fomento na nova fase que o jornalismo atravessa no Brasil. Um centro dinâmico, em constante ebulição, onde se criassem novas linguagens, novas experiências e plataformas, um laboratório de invenções para reunir jornalistas que acreditam, tanto como nós da Agência Pública, que está nas nossas mãos reinventar o ofício diante de uma crise de modelo que veio para ficar.

Quatro meses depois, já entramos na segunda fase, bastante esperada: a incubação de novas iniciativas de jornalismo independente. Passamos os primeiros meses conversando com grupos promissores do Rio de Janeiro, que estivessem em busca do que a Pública pode oferecer: consultoria e acompanhamento de perto na fase inicial, desde o lançamento à estruturação da nova empreitada. E é com orgulho que – rufem os tambores – apresentamos a Gênero e Número.

Essa web revista produzida só por mulheres jornalistas nasce com uma grande ambição: qualificar e melhorar o debate de gênero no país através de uma ferramenta excepcional, o jornalismo de dados. Com alguns anos de experiência na área, as fundadoras Giulliana Bianconi, Maria Lutterbach e Natalia Mazotte avaliam que, além do tema em si ser incipiente na cobertura noticiosa, há poucos dados e repórteres especializados em “entrevistá-los” para revelarem o que está escondido. É essa a aposta do Gênero e Número, como explicam no editorial de lançamento da primeira edição, dedicada às mulheres no esporte – não à toa, durante a primeira Olimpíada em solo brasileiro. “Acreditamos que os dados trazem consistência e permitem sair do jornalismo declaratório. Vamos buscar dados e transformar em narrativas”, conta Giulliana.

A revista nasce com uma proposta inovadora. A cada mês, vai tratar de um tema relevante para a discussão sobre desigualdade de gênero naquele momento. Todas as bases de dados da Gênero e Número ficarão disponíveis para consulta. Assim, cada uma das reportagens pode virar outras reportagens, textos, pesquisas. Isso porque a Gênero e Número acredita, como a Pública, que as boas informações devem ser compartilhadas e espalhadas. Também por isso, todo o conteúdo será disponibilizado em creative commons.

Durante os primeiros seis meses, a Gênero e Número ficará baseada na Casa Pública, centro cultural de jornalismo mantido pela Agência Pública no Rio de Janeiro. A organização vai receber também o apoio e consultoria institucional e editorial da Pública. Elas, por sua vez, vão nos brindar (e ao público) com seu profissionalismo, criatividade e empenho em transformar essa numa das grandes referências do jornalismo de dados brasileiro.

Na primeira edição da revista – que já já entra no ar no site www.generonumero.media – o leitor vai poder navegar no mais completo infográfico interativo já produzido no Brasil sobre as melhadas olímpicas femininas (desde 1900!), entender o que os nossos ovários têm a ver (ou não) com as Olimpíadas, e acompanhar o lento e ainda questionável avanço da participação feminina no mega evento. Como explicam as idelizadoras e repórteres, “é sobre padrões e assimetrias de gênero ainda tão arraigados nas quadras, piscinas, pistas e bastidores do esporte que o Gênero e Número trata em sua estreia, com suporte de dados levantados em uma rigorosa apuração jornalística. Convidamos você a entender como alguns dados ajudam a explicar que o esporte, assim como as Olimpíadas, foram criados por e para os homens”.

Bem-vindas, e longa vida à Gênero e Número!

https://player.vimeo.com/video/178345177

Teaser – Gênero e Número from Agência Pública on Vimeo.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Vale a pena ouvir

EP 234 “STF em ponto de não retorno” – com Eloísa Machado de Almeida

Coordenadora do grupo de pesquisa Supremo em Pauta analisa a crise do STF e os desafios da recuperação de credibilidade

0:00

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Newsletter

Saiba de tudo que investigamos

Assinar
Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Assinar

Artigos mais recentes

Com pai, marido e irmão presos, Natália Vorcaro Zettel segue à frente de 54 empresas

|

Irmã de Daniel Vorcaro é alvo de representação no MPF por suspeita de lavagem de dinheiro

Recordar é votar: 13 investigados pela CPI da Covid disputam eleições neste ano

|

Apontados pelos senadores por diversos crimes durante a pandemia concorrem a cargos – de deputado estadual a presidente

Pessoas negras são alvo da maioria dos gastos com prisões em 25 estados e DF, diz estudo

|

Para advogada do Justa dado demonstra seletividade penal e políticas estaduais com lógica punitivista

Brasília (DF), 07/05/2025 - Reunião da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara para votar requerimento que pede a suspensão de ação penal contra o deputado Ramagem.Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Esposa de Ramagem usa verba de campanha para ex-assessora e irmã de Allan dos Santos

|

Candidata a deputada federal exilada nos EUA repassou R$80 mil a empresa de ex-assessora de Ramagem em agosto

Policiais candidatos fazem autopromoção no YouTube e podem lucrar com violência e machismo

|

Estudo estima monetização de 15 influenciadores; agente eleito não pode se apresentar como policial, diz governo de SP

Bolsonaristas capturam perfis nas redes para inflar apoio religioso a Mendonça

|

Contas no Instagram trocam de nome para enaltecer juiz e simular apoio popular — prática conhecida como ‘astroturfing’

Mãe que perdeu o filho para as bets pede proibição em encontro com Lula

|

Professora mineira foi ouvida pelo presidente após reportagem da Pública motivar projetos de lei e investigação no MPF

Câmeras Smart Sampa

Câmeras, IA e repressão unem candidatos dos estados com polícias mais letais do país

|

Esquerda, direita e extrema direita propõem mais tecnologia e inteligência na segurança, mas ignoram violência policial

Ministra Cármen Lúcia dá o tom do dia no STF: “não garantimos o rigor que deveríamos”

|

Sessão do Supremo para avaliar se Alexandre de Moraes seria investigado acaba com pedido de vista e troca de farpas