AGÊNCIA DE REPORTAGEM E JORNALISMO INVESTIGATIVO

Bolsonaro não denunciou aumento de energia e gasolina

Mensagem falsa que circula no WhatsApp atribui a deputado federal alerta sobre reajustes que não vão acontecer

O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) em entrevista coletiva, em junho

O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) em entrevista coletiva, em junho. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

“Bolsonaro faz alerta sobre novo roubo do governo Temer. O Banco Central acabou de anunciar: a conta de energia elétrica terá mais um reajuste, dessa vez de 37%, e a gasolina de 14%. Vejam que absurdo! O reajuste será aplicado a partir da próxima semana. A imprensa foi comprada para não noticiar o novo reajuste abusivo. Próxima sexta haverá uma paralisação geral! CHEGA DE TANTO ROUBO!!! Se você repassar para mais 7 pessoas ou em 3 grupos, conseguiremos mobilizar esse país e esse canalha, safado do Temer vai cancelar esse reajuste absurdo.”

FalsoUma mensagem que viralizou no WhatsApp afirma que o pré-candidato à Presidência e deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) denunciou um grande aumento de gasolina e de energia elétrica planejado pelo presidente Michel Temer. Bastante confuso, o texto também diz que as medidas serão anunciadas pelo Banco Central a partir da próxima semana, sem precisar uma data. De acordo com a corrente, haverá uma paralisação na próxima sexta-feira – de novo sem indicar o dia do mês –, para protestar contra o “reajuste abusivo”. O alerta, no entanto, é falso.

O Truco – projeto de fact-checking da Agência Pública – analisou as informações da corrente e descobriu que nenhuma delas é verdadeira. Não foi possível identificar o autor do texto. Para tentar dar credibilidade à mensagem, foi incluído um link como fonte dos dados. O endereço, no entanto, leva para uma notícia no site Top Five TV, que traz apenas uma reprodução da corrente do WhatsApp, sem dados adicionais. O site também não informa autores ou traz dados de contato, o que é característico das páginas que publicam notícias falsas.

A menção de que o deputado federal Jair Bolsonaro teria feito o alerta sobre o aumento da energia e da gasolina também não é verdadeira. A assessoria de imprensa do parlamentar afirmou ao Truco que ele jamais fez qualquer declaração desse tipo. Buscas na internet também não revelam nenhuma entrevista em que ele tenha feito qualquer aviso do gênero. Os resultados remetem a reproduções do texto da corrente.

Corrente falsa diz que Bolsonaro denunciou aumento de energia.

Corrente falsa diz que Bolsonaro denunciou aumento de energia. Foto: Reprodução

Outra informação falsa é atribuir ao Banco Central a responsabilidade de informar sobre esses supostos aumentos. Os reajustes na tarifa de energia são definidos e comunicados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que autoriza os aumentos para cada concessionária e permissionária do sistema. Logo, não há um anúncio de um porcentual fixo para todo o país. Na página do órgão é possível consultar todos os reajustes concedidos desde 2013. Não existe qualquer dado sobre um aumento geral de 37%.

Já a gasolina é reajustada nas refinarias pela Petrobras, também encarregada de anunciar os índices. O último ocorreu no dia 5 de setembro deste ano e foi de 3,3%. “Na última semana, em face dos impactos do furacão Harvey na operação das refinarias, oleodutos, e terminais de petróleo e derivados no Golfo do México, os mercados de derivados sofreram variações intensas de preços”, justificou a companhia, em nota. A área técnica de marketing e comercialização pode autorizar, a qualquer momento, uma mudança dentro da faixa de -7% até +7%. Quando esse limite é atingido, a decisão deve ser tomada tanto pelo Grupo Executivo de Mercado e Preços (Gemp), também um órgão interno da empresa. Não há, portanto, influência direta do presidente Michel Temer nos dois casos.

A última afirmação da mensagem do WhatsApp, sobre uma mobilização marcada para a próxima sexta-feira, também é falsa. Não há qualquer entidade ou grupo anunciando que fará um protesto por conta desses aumentos – que, aliás, nem são verdadeiros. Em correntes desse tipo, marcar um dia sem mencionar a data é um truque comum, porque dá a impressão de urgência – e, por tabela, incentiva as pessoas a compartilharem a mensagem.

Entenda mais sobre a metodologia e sobre os selos de classificação adotados pelo Truco no site do projeto. Sugestões, críticas e observações sobre esta checagem podem ser enviadas para o e-mail truco@apublica.org ou por WhatsApp e Telegram: (11) 96488-5119.

Gostou da reportagem? 

Contribua com a nossa campanha de financiamento coletivo

www.catarse.me/reportagempublica2017

Tags: , , , , , ,

Comentários

Opte por Disqus ou Facebook

  • Mittzu

    Anunciou sim, parem de ser mentirosos! YOU ARE FAKE NEWS!

    #BOLSONARO2018

    • Pedrão de Cunha

      ELES TEM AS URNAS E O STF APARELHADO, JÁ SOMOS UMA VENEZUELA DISFARÇADA, ESSA DEMOCRACIA É UMA PEÇA TEATRAL RIDÍCULA!

  • Diego Silva

    fascista!

    • Paulo Pedroso

      Taxista petista

    • Pedrão de Cunha

      FASCISTA É O CÚ DA SUA MÃE!

    • Jonas Sales

      Aposto que você não sabe nem o que é, ou que foi o fascismo.

  • Paulo Pedroso

    Bolsonaro 2018 sem mais

  • Pablo

    Bolsonaro é o quê nos resta no meio dessa podridão, embora o melhor seja um General do Exército, pois são preparados para comandar e pessoas sérias, ilibadas.

  • Bosco Forte

    marketing ou propaganda ???????????

  • César Macêdo

    Qto mais a Esquerda LATE, mais eu quero Votar no Bolsonaro. Me dá ânsia qdo penso que já voltei no LULALADRÃO, o maior bandido e hipócrita desde país.

    • Pedrão de Cunha

      ESSA ESQUERDA TRAIDORA DA PÁTRIA, TEM AS URNAS E O STF APARELHADO, JÁ SOMOS UMA VENEZUELA DISFARÇADA, ESSA DEMOCRACIA É UMA PEÇA TEATRAL RIDÍCULA!

  • Pedrão de Cunha

    Atenção Brasil! TODOS PARTIDOS SÃO FANTOCHES INTERNACIONAIS, AS LEIS ESTÃO VINDO PRONTAS DA ONU, DA MÁFIA COMUNISTA INTERNACIONAL, DE GLOBALISTAS COMO GEORGE SOROS QUE FINANCIA A ESQUERDA MUNDIAL, ELES APARELHARAM TODAS INSTITUIÇÕES E É POR ISSO QUE ESTÃO DESTRUINDO O BRASIL DE TODAS AS FORMAS, MOLESTANDO NOSSAS CRIANÇAS E DROGANDO NOSSOS JOVENS, A SOLUÇÃO É A INTERVENÇÃO MILITAR, POIS AS URNAS ELETRÔNICAS SÃO CONTROLADAS POR ELES!!

  • Alex Bittar Carneiro

    Essa noticia de aumento eh falsa podem pesquisar ….aff eh cada uma

  • Eyze Silva Souza Eye

    Não comenta nda já que sempre aprova tudo vindo dos golpistas afinal tavam
    juntos no rombo de Furnas e lavagem de dinheiro da friboi q eles diziam q era do lulinha #bolsolixo
    #Lula2018 ou quem ele indicar

  • Paulo Henrique Silva de Jesus

    olha as tags

A última viagem de Ernesto

A última viagem de Ernesto

| por | 9 de outubro de 2017

Em entrevista feita há seis anos, amigo de infância conta detalhes da personalidade e da viagem que fez pela América Latina com Che Guevara, morto há 50 anos

Dia de tiroteio no Alemão

Dia de tiroteio no Alemão 2

| por , | 29 de setembro de 2017

Uma avó não consegue buscar os netos na escola; duas mães que perderam seus filhos – um era trabalhador, outro traficante. Os repórteres Alejandra S. Inzunza e José Luis Pardo acompanharam as agruras dos moradores do complexo carioca, onde acontece um tiroteio a cada 30 horas

Supremas relações

Supremas relações 8

| por | 18 de setembro de 2017

Processo trabalhista revela acesso à cúpula do Judiciário em troca de patrocínio de eventos de site jurídico. Gilmar Mendes tem conversa exposta em que trata sobre projetos de seu IDP