Buscar

Mais de 300 pessoas são assassinadas por ano no Brasil, vítimas da homofobia. O número chocante não inclui os feridos por agressões físicas e morais, tão frequentes como sabem os que enfrentam o preconceito cotidiano. Projetos como a “cura gay” também mostram que o Estado está longe de garantir os direitos constitucionais de todos os

Reportagem
11 de outubro de 2017
19:07
Este artigo tem mais de 6 ano

Mais de 300 pessoas são assassinadas por ano no Brasil, vítimas da homofobia. O número chocante não inclui os feridos por agressões físicas e morais, tão frequentes como sabem os que enfrentam o preconceito cotidiano. Projetos como a “cura gay” também mostram que o Estado está longe de garantir os direitos constitucionais de todos os brasileiros, baseados no princípio da igualdade entre os cidadãos.

Em um cenário em que o ódio e a intolerância desafiam as conquistas pelo direito à identidade de gênero e das liberdades individuais, publicamos aqui depoimentos gravados de homens e mulheres que lutam pela felicidade em um ambiente social adverso – e que funcionam ao mesmo tempo como denúncia e celebração do amor.

Convidamos todos para participar dessa série colaborativa publicando suas próprias histórias em seus murais de Facebook com a hashtag #amornostemposdoódio, sem esquecer de marcar a agência Pública. Pode ser em vídeo ou texto. A intenção é criar uma corrente de solidariedade e de afeto para se contrapor à maré de hostilidade que inunda o país.

Agradecemos a participação de todos!

Catharina Fischer

“Eu faço questão de ser o mais sapatão possível em todos os momentos”.

“Andar na rua chega a ser um ato político. E muitas vezes andar na rua me causou problemas”.

João Silvério Trevisan

“Eu sempre amei amar”.

“Eu tenho clara consciência de que eu lutei e vou continuar lutando pelo meu direito de amar”.

Veruscka Girio

“Se você fala que é hétero imaginam você lendo um livro. Se você fala que é gay imaginam você fazendo sexo. Ser gay é fazer sexo, não é? É chato”.

“Parece que tá estampado na sua cara a sua vida sexual e, por isso, alguém pode se meter nisso”.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes