Buscar
Podcast

O esquenta da COP30 e as contas a pagar

Podcast repercute evento que antecipa conferência e as tensões sobre para onde vai o dinheiro

Ouça agora:

Podcast
3 de julho de 2025
06:00
Este artigo tem mais de 1 ano
Não deixe a Publica sumir
Nos adicione como fonte preferencial no Google.

EP 34 O esquenta da COP30 e as contas a pagar

Podcast repercute evento que antecipa conferência e as tensões sobre para onde vai o dinheiro

0:00

Nas duas últimas semanas de junho foi realizada em Bonn, na Alemanha, uma reunião preparatória para a COP30, a Conferência do Clima de Belém, que serviu como o primeiro teste da presidência brasileira. Foi a chance de o país mostrar sua capacidade de articular os diferentes interesses em jogo em meio a um contexto geopolítico conturbado pelas guerras, pelo fato de os Estados Unidos terem abandonado esse barco e também porque a última COP acabou com resultados muito ruins sobre o grande nó dessas conversas, que é o financiamento das ações para conter a mudança do clima.

O Bom Dia, Fim do Mundo analisa como foi essa reunião em clima de ressaca climática e como tanto esse evento quanto a Climate Week, que aconteceu paralelamente em Londres, na Inglaterra, apontam para o óbvio que não pode mais ser ignorado: desigualdade social é destruição climática. Isso num mundo em que o dinheiro concentrado nas mãos do 1% mais rico da população mundial seria suficiente para acabar com a pobreza 22 vezes, segundo o relatório mais recente da Oxfam.

Assista ao videocast abaixo!

Confira aqui um material complementar do episódio #34O esquenta da COP30 e as contas a pagar com links de pesquisas e publicações citadas no programa:

  • Pesquisa da Oxfam sobre a taxação dos ultrarricos.

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Newsletter

Saiba de tudo que investigamos

Assinar
Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Assinar

Artigos mais recentes

Resgates de pessoas em condição de escravidão caem no Brasil, mas disparam em SP, diz CPT

|

Em 6 meses de 2026, o estado teve mais pessoas resgatadas em condições análogas à escravidão que em todo o ano passado

Fiesp defende modelo inconstitucional de Bukele na segurança e afaga candidatos da direita

|

Candidato ao governo do Paraná, Sergio Moro promete presídio “El Salvador” durante abertura de evento em São Paulo

Mansões, carros de luxo, viagens: a vida de Eduardo Bolsonaro e Figueiredo nos EUA

|

Levantamento revela que ex-deputado e influenciador mantêm vida de alto padrão nos EUA

Como a caça conservadora ao voto feminino alimenta a violência contra a mulher

|

Fragilidade, hormônios e até intelecto: movimento tenta reduzir papel da mulher em ação violenta que começa no discurso

Com auxílio-reclusão restrito, famílias de encarcerados gastam R$ 4 bi por ano em visitas

|

Enquanto uma visita a presídio chega a custar mais de mil reais, Lei Antifacção diminui o acesso a benefício

Funai revê posição adotada no governo Bolsonaro e pede suspensão da licença de Belo Sun

|

Órgão agora cobra análise de 20 comunidades ignoradas e quer suspender licença retomada na Justiça em fevereiro de 2026
Imagem mostra ícones dos aplicativos de redes sociais da Meta em celular

Meta usa influenciadores para direcionar debate sobre proteção a crianças nas redes

|

No Brasil, empresa promove ideia de que as suas ferramentas são melhor que leis que proíbam o acesso dos mais jovens

Eleitores gerados por IA fazem campanha no TikTok e põem em xeque regra do TSE

|

Vídeos criados com IA em que eleitores declaram seus votos para presidente têm 7,4 milhões de views no TikTok

O método: como a extrema direita ataca professores para engajar eleitores

|

Gravações clandestinas e ataques online evidenciam como docentes são explorados politicamente desde 2022