Buscar
Podcast

O esquenta da COP30 e as contas a pagar

Podcast repercute evento que antecipa conferência e as tensões sobre para onde vai o dinheiro

Ouça agora:

Podcast
3 de julho de 2025
06:00
Este artigo tem mais de 1 ano

Nos adicione como fonte preferencial no Google.

EP 34 O esquenta da COP30 e as contas a pagar

Podcast repercute evento que antecipa conferência e as tensões sobre para onde vai o dinheiro

0:00

Nas duas últimas semanas de junho foi realizada em Bonn, na Alemanha, uma reunião preparatória para a COP30, a Conferência do Clima de Belém, que serviu como o primeiro teste da presidência brasileira. Foi a chance de o país mostrar sua capacidade de articular os diferentes interesses em jogo em meio a um contexto geopolítico conturbado pelas guerras, pelo fato de os Estados Unidos terem abandonado esse barco e também porque a última COP acabou com resultados muito ruins sobre o grande nó dessas conversas, que é o financiamento das ações para conter a mudança do clima.

O Bom Dia, Fim do Mundo analisa como foi essa reunião em clima de ressaca climática e como tanto esse evento quanto a Climate Week, que aconteceu paralelamente em Londres, na Inglaterra, apontam para o óbvio que não pode mais ser ignorado: desigualdade social é destruição climática. Isso num mundo em que o dinheiro concentrado nas mãos do 1% mais rico da população mundial seria suficiente para acabar com a pobreza 22 vezes, segundo o relatório mais recente da Oxfam.

Assista ao videocast abaixo!

Confira aqui um material complementar do episódio #34 – O esquenta da COP30 e as contas a pagar com links de pesquisas e publicações citadas no programa:

  • Pesquisa da Oxfam sobre a taxação dos ultrarricos.

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Assine nossas newsletters
Fique por dentro

Artigos mais recentes

Pantanal entra oficialmente na rota da aridez, aponta plano do governo

|

Cientistas alertam que é preciso uma mudança na forma como o país produz alimentos e maneja a pecuária

Fuga de Flávio abre caminho para bolsonarismo abraçar políticos para além do sobrenome

|

Para Especialistas derrota eleitoral enfraquece herdeiros do ex-presidente, mas não elimina força política do movimento

‘Primavera Brasileira’: como ato de estudantes virou onda global contra extrema direita

|

Marcha em Niterói iniciou efeito borboleta progressista que contou com fandoms e Janones e hoje inspira outros países
Brasília (DF), 07/12/2025 - O Levante Mulheres Vivas realiza ato na área central de Brasília para denunciar o feminicídio e todas as formas de violência contra mulheres

‘O sistema do Estado é horrível’: Caraguatatuba é campeã em violência contra a mulher

|

A jornada de duas vítimas de violência doméstica em busca de acolhimento e justiça no litoral norte de São Paulo
Crianças brincam em rua do Complexo da Penha e Alemão

Um ano após chacina, as crianças da Penha precisam voltar a ser crianças

|

Enquanto políticos que apoiaram operação foram eleitos, moradores pedem olhar humano para comunidade

A fuga de Flávio Bolsonaro: a verdadeira rota que levou o senador de Brasília até Miami

|

Muita desinformação sobre o paradeiro do candidato derrotado circulou, mas ele só saiu do Brasil às 22h50 de terça (27)

Bolsonaristas fogem da Justiça e se espalham por ao menos quatro países

|

Só nos EUA, estão Eduardo Bolsonaro, Paulo Figueiredo, Allan dos Santos e Alexandre Ramagem

Parlamentares dos EUA cobram Meta por tratamento desigual a Lula

|

Bernie Sanders e 12 deputados questionaram a empresa sobre interferência eleitoral no Brasil

As decisões favoráveis de Mendonça à Hapvida após encontro com executivo na Alemanha

|

Instituto fundado pelo ministro do STF organizou evento que reuniu empresários, lobistas e até advogado de Vorcaro

Com “exército” de Janones, Lula consegue virada inédita e é reeleito presidente

|

Mobilização nas redes sociais ajuda a explicar redução da abstenção e feito sem precedentes