Ao longo de 2020, os repórteres Igor Carvalho, Pedro Ribeiro Nogueira e Rute Pina conversaram com cientistas, indígenas, advogados e ativistas de todo o país para entender os avanços, descobertas e obstáculos enfrentados por pesquisadores que buscam novos tratamentos para problemas de saúde mental com substâncias psicodélicas ou proibidas no Brasil. O resultado, além de duas matérias já publicadas na Agência Pública (que você pode conferir aqui e aqui), é a série Consciência Alterada. Em três episódios, o podcast irá mostrar o que vem sendo feito para tratar ansiedade, depressão, transtorno de estresse pós-traumático e dependência química nesse campo e também explica as questões, dilemas e potenciais que cercam a “ciência psicodélica”, que explora as virtudes terapêuticas dos estados alterados de consciência.
Esse trabalho foi desenvolvido a partir de uma bolsa da Fundação Gabo, em parceria com a Agência Pública, por Igor Carvalho, Pedro Ribeiro Nogueira, Rute Pina com apoio de Stéfano Wrobleski.
EP 3 Ibogaína e a redução de danos contra o uso abusivo de substâncias
EP 2 Ansiedade, depressão, DMT e Ayahuasca
EP 1 MDMA e o transtorno do Estresse Pós-Traumático
Leia de graça, retribua com uma doação
Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.
É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.
Junte-se agora a essa luta!
Faça parte
Saiba de tudo que investigamos
Fique por dentro
Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.
Artigos mais recentes
Fim da escala 6×1: setores da indústria e comércio apoiam proposta mais branda na Câmara
Anvisa investiga 65 mortes suspeitas relacionadas ao uso de canetas emagrecedoras
Indígenas transformam borracha em renda e conservação na Amazônia
Sim, porto-riquenhos são cidadãos dos EUA!
Carnaval pelo país chega a ter apenas 1 banheiro químico para até 2 mil foliões
Carnaval: Prefeitura de SP paga cachês inflados a bandas gospel de igrejas aliadas a Nunes
Raio-x dos militares na Venezuela indica cansaço com chavismo, mas manutenção da ordem
Bet, a feia: Esportes da Sorte pede que artista de Olinda pare com uso de marca em sátira
Eleições 2026: Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”
Por que povos indígenas estão fechando o Pará contra a dragagem do rio Tapajós



PayPal 


