Buscar

Edição recebeu propostas de todo o país, selecionadas por comissão julgadora composta pela Pública, Idec e Cátedra Josué de Castro

Da Redação
25 de março de 2022
17:15
Este artigo tem mais de 2 ano

Em janeiro lançamos a 14ª edição do já tradicional programa de Microbolsas para reportagens investigativas da Agência Pública. Em parceria com o Idec — Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor — e com a Cátedra Josué de Castro, da Faculdade de Saúde Pública/USP, selecionamos as seis melhores pautas sobre o tema alimentação e mudanças climáticas. 

Recebemos 80 inscrições vindas de 21 estados distribuídos pelas cinco regiões do país e também do Distrito Federal. Os repórteres que tiveram suas pautas selecionadas vão receber uma bolsa de R$ 8 mil para produzir a reportagem, além da mentoria da Agência Pública para fazer a investigação. As pautas escolhidas abordam diferentes aspectos da relação entre alimentação e mudanças climáticas em cantos distintos do país. 

Esta edição também marca os dez anos das Microbolsas da Pública. Contando com os vencedores anunciados abaixo, a Pública já ofereceu 61 bolsas para repórteres de todo o país. 

Saiba quem são as pessoas selecionadas para as Microbolsas Alimentação e Mudanças Climáticas:

  • Ana Amélia Hamdan, jornalista formada na PUC Minas, com experiência em jornais diários impressos de Belo Horizonte. Desde 2019 mora em São Gabriel da Cachoeira (AM), e trabalha como repórter freelancer, tendo matérias publicadas pela Agência Amazônia Real, Mongabay/UOL e Instituto Socioambiental (ISA). 
    • Paulo Desana, indígena da etnia Desana, é fotógrafo e artista audiovisual. Está à frente da empresa Dabukuri Entretenimentos, produtora de vídeos que tem sede em São Gabriel da Cachoeira e produz material audiovisual sobre a região do Rio Negro, no Noroeste do Amazonas. 
    • Daniela Villegas, indígena da etnia Tukano e estudante de Literatura na Unicamp. Daniela é integrante da Rede Wayuri de Comunicadores Indígenas e já participou de coberturas de eventos como o Acampamento Terra Livre (ATL), em Brasília. 

  • Daniel Tozzi Mendes é jornalista formado pela UFPR e trainee da 11ª turma de jornalismo econômico do Estadão. Atualmente repórter do Estadão Verifica, agência de checagem de fatos. Já fez colaborações como repórter freelancer para o UOL TAB, a Ponte Jornalismo e o Jornal Plural. 
    • Luíza Lanza é formada em jornalismo pela PUC Minas. Foi estagiária na cobertura de cidades no Portal R7 e trainee da 11ª turma de jornalismo econômico do Estadão. Atualmente, trabalha como repórter no E-Investidor, cobrindo o mercado financeiro. 

  • Fábio Zuker é jornalista freelancer e antropólogo. É autor de “Em Rota de Fuga: ensaios sobre escrita, medo e violência” (Hedra, 2020) e “Vida e morte de uma Baleia-Minke no interior do Pará e outras histórias da Amazônia” (Publication Studio SP, 2019 – a ser publicado em inglês em maio). Em parceria com a Trovão Mídia, produziu o podcast “Terra Arrasada: histórias da pandemia na Amazônia” (Le Monde Diplomatique Brasil/Pulitzer Center). Colabora com o InfoAmazonia, Thomson Reuters Foundation e O Joio e o Trigo. Realiza seu doutorado em antropologia social pela Universidade de São Paulo.
    • Cícero Pedrosa Neto é repórter multimídia e colaborador da agência Amazônia Real desde 2018, atuando em temas relacionados ao meio-ambiente, impactos socioambientais da mineração, populações quilombolas e populações indígenas. Em 2019 foi um dos jornalistas premiados com o 41º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos na categoria multimídia com a série “Sem Direitos: o rosto da exclusão social no Brasil”, um trabalho colaborativo entre mídias digitais independentes: #Colabora, Ponte Jornalismo e Amazônia Real. Foi bolsista do Rainforest Journalism Fund | Pulitzer Center em 2020. É mestrando em sociologia e antropologia pela Universidade Federal do Pará.

  • Fellipe Abreu de Alcântara é formado em Cinema, trabalhou como repórter cinematográfico na Rede Globo (RJ) e como repórter do Guia Quatro Rodas. Em 2013, iniciou a carreira de fotojornalista independente com trabalhos sobre direitos humanos na América Latina e África, com foco na agricultura familiar. Colaborou com importantes veículos (National Geographic, BBC, The Guardian e Deutsche Welle) e instituições (ACNUR, Pacto Global, FAO e ISPN). 
    • Luiz Felipe Silva é formado em Jornalismo e Filosofia, integrou também o Curso Abril de Jornalismo 2012. Na Editora Abril, foi repórter do Guia Quatro Rodas, editor no projeto Copa 2014 da revista Placar e assinou reportagens em mais de uma dezena de publicações. Já colaborou com grandes veículos brasileiros (como Folha, Estadão e Valor Econômico) e internacionais (caso da BBC World News). Dirigiu os documentários Yo Sí Puedo e Rosa do Sertão. Atualmente, é editor sênior do podcast O Assunto, do g1/Globo.
    • Leonardo Silva de Godoy é jornalista e já passou pela redação do Canal Meio como produtor e editor de conteúdo audiovisual para o YouTube e redes sociais. Previamente, trabalhou como produtor na TV Gazeta e foi apresentador do programa Edição Extra, da mesma emissora.

  • Giullia Venus Oliveira Santos é formada em Jornalismo pela Universidade de Brasília em 2020. Pesquiso e trabalho com Comunicação Comunitária e Comunicação para o Meio Ambiente desde a graduação. Realizou em 2019 o documentário Cafuringa – Histórias Germinadas na Brasília Rural, que mostra a vida de agricultoras e agricultores familiares na capital do país dentro desta Área de Proteção Ambiental.

  • Luiz Claudio Ferreira é jornalista multimídia e profissional há mais de 20 anos, com passagens por TV, rádio, assessoria de comunicação, jornais e revistas. Tem 9 prêmios nacionais e regionais na carreira. Atualmente é professor de jornalismo em Brasília, e repórter e editor na EBC. Mestre em Comunicação e doutor em literatura pela Universidade de Brasília.  

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes