Buscar

Agência Pública e Conectas selecionaram quatro pautas entre mais de 70 propostas recebidas

Da Redação
11 de abril de 2023
11:00
Este artigo tem mais de 1 ano

A 17ª edição das Microbolsas da Agência Pública, feita em parceria com a Conectas Direitos Humanos, convidou repórteres de todo o Brasil a investigar os impactos socioambientais da produção de energia e a necessidade de fazer uma transição energética justa. Recebemos 71 inscrições de repórteres de todo o Brasil.

As propostas foram analisadas levando em conta a consistência da pré-apuração, originalidade, viabilidade e segurança da pauta e os recursos e métodos jornalísticos a serem utilizados. Nas últimas semanas, uma comissão formada por membros da Agência Pública e da Conectas se debruçou sobre as pautas enviadas para definir as quatro propostas que vão receber a bolsa de R$ 8 mil e a mentoria para a produção da reportagem.

Não foi fácil escolher entre tantas boas pautas. Abaixo você conhece as pessoas selecionadas.

Camila Aguiar de Oliveira Lopes

Jornalista e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC), com trajetória focada especialmente em justiça ambiental, formada a partir da experiência com comunidades camponesas em conflito ambiental com um projeto de mineração de urânio e fosfato no município de Santa Quitéria (CE). No momento, atua como produtora audiovisual em conteúdos para projetos socioambientais e é colaboradora voluntária na Agência EcoNordeste. Produz conteúdos sobre conservação da biodiversidade, convivência com o semiárido, tecnologias sociais, agrofloresta, agroecologia, permacultura, saberes tradicionais e justiça ambiental.

Étore Medeiros e Iano Flávio Maia

Étore Medeiros é formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (2012), atuou como repórter em Brasília, com foco no Congresso Nacional, direitos humanos e meio ambiente, de 2013 a 2017, pelo Correio Braziliense e Agência Pública, da qual foi checador e correspondente. Possui ainda passagens pela Agência Brasília e SBT.

Iano Flávio Maia é jornalista pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e mestre em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atuou como chefe de pauta, editor e produtor nas rádio e TV Universitárias em Natal entre 2010 e 2021, onde acompanhava a formação de estudantes de comunicação e atuava na edição de noticiários diários e especializados, reportagens especiais e produção audiovisual para divulgação científica. É um dos fundadores da Agência Saiba Mais, onde atuou como produtor e editor de conteúdo. Atualmente, é jornalista no Museu Câmara Cascudo, onde coordena a assessoria de comunicação e a produção de conteúdos para redes sociais.

Jefferson Klein e Tatiana Gappmayer

Jefferson Klein é jornalista formado pela PUC-RS e acompanha, principalmente, os setores petroquímico, de energia e logística desde 2001 pelo Jornal do Comércio de Porto Alegre – RS, além de outras áreas da economia. Em 2019, concluiu o curso “El periodista de la era digital como agente y líder en la transformación social”, do Centro Tecnológico de Monterrey, no México. Como repórter, já recebeu prêmios como o Press, Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo e Setcergs.

Tatiana Gappmayer é jornalista formada pela PUC-RS, tem especialização em Jornalismo Digital também pela PUC-RS, atua com produção de conteúdo on e offline, com foco principalmente nas áreas de urbanismo, arquitetura, educação, saúde, cultura, turismo e mais recentemente com economia. Já trabalhou em assessoria de imprensa, em revistas impressas e digitais, livros e blogs de empresas como Jornal do Comércio, Santa Editora, Editora Centaurus, World Study. É criadora do perfil @pelacidadebaixa.

Priscila de Souza Viana e Díjna Torres

Priscila Viana é mestra em Antropologia Social e Jornalista pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). É bolsista da Fiocruz, onde atua como comunicadora social na plataforma Agroecologia em Rede (AeR). Também é repórter freelancer, com reportagens já produzidas para O Joio e o Trigo e Ponte Jornalismo. Integra a Rede Sergipana de Agroecologia (Resea), onde atua na elaboração e coordenação de projetos socioambientais e na articulação em rede entre as comunidades tradicionais de Sergipe. 

Díjna Torres é doutora em Antropologia pela UFSC. Mestra em Sociologia e Jornalista pela UFS. Especialista em cultura afro-brasileira pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá, atua com produção cultural, religiões afrobrasileiras, imagem, gênero e pesquisa aplicada. Repórter freelancer na Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, projeto da Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba, assessora de imprensa do MST/SE e da ONG Casa de Mar, que atua com projetos ambientais em Aracaju. 

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes