Buscar
Coluna

Os limites da vida privada dos homens públicos

A conduta de um político fala por si só; por isso, a tentativa de calar a imprensa quando fatos negativos vêm à tona

Coluna
23 de setembro de 2023
06:00

Quer receber os textos desta coluna em primeira mão no seu e-mail? Assine a Newsletter da Pública, enviada sempre às sextas-feiras, 8h. Para receber as próximas edições, inscreva-se aqui

Uma das alegações mais usadas por políticos, empresários e poderosos em geral para silenciar notícias negativas é dizer que elas se referem à sua vida pessoal ou atingem sua honra. Sob essa justificativa, há documentos sobre a ditadura em sigilo até hoje – e, mais recentemente, sobre a família Bolsonaro –, valendo-se de uma das exceções da Lei de Acesso à Informação (LAI). O mesmo argumento é utilizado em ações judiciais contra jornalistas e veículos de imprensa, mesmo quando os fatos investigados têm interesse para o conjunto da sociedade. 

Não que autoridades não mereçam privacidade nem possam se defender se se sentem injustiçadas pela imprensa, que tem a responsabilidade de se guiar pelo interesse público,  apurar criteriosamente os fatos, incluir as informações que o favorecem e, claro, tentar ouvir o alvo das denúncias. Mas, se um político se comporta de forma racista, ainda que privadamente, ou comete atos de violência contra familiares, é evidente que isso se reflete na vida pública. 

Se determinado político diz que “defende a família”, que “combate a corrupção” e respeita os preceitos éticos e legais, como é o seu dever, e a imprensa tem acesso a informações, documentos ou relatos de acusações de racismo, agressão e abandono de familiares ou desvio de verbas, é não apenas direito mas dever da imprensa investigar rigorosamente as denúncias e publicá-las. Atos privados de violência praticados por homens públicos têm grande impacto para a sociedade. 

Claro que a autoridade em questão tem todo direito a recorrer à Justiça. O que não pode é pleitear censura à imprensa, tentando impedir que a informação circule, exigindo que reportagens não sejam publicadas ou sejam retiradas do ar, mesmo quando realizadas com critério técnico e ética profissional, sem outra intenção que não o interesse público. 

Nesta semana, pela primeira vez em 12 anos de história, a Agência Pública foi obrigada a retirar do ar uma reportagem publicada. Também foi impedida de retomar o tema em novas publicações, pelo menos até nova decisão judicial; por isso, esta newsletter é mais curta do que de costume. A censura foi imposta por um desembargador em resposta a um pedido do deputado Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, a uma reportagem que trazia novas denúncias de sua ex-mulher sobre violências sofridas em sua casa.

Uma decisão que vai contra a liberdade de imprensa e o direito à informação, repudiada por organizações de jornalismo e direitos humanos. A Pública recebeu o apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), da Federação Nacional de Jornalismo (Fenaj) e de mais seis entidades. Também vai, obviamente, recorrer contra da decisão; o próprio desembargador que acatou o pedido de Lira reconheceu que a violência doméstica no Brasil é grave e que a imprensa tem o dever de informar a população. 

Não podemos ser punidas pelo exercício criterioso de nosso dever profissional nem aceitar censura em um país que acaba de derrotar um golpe contra a democracia, como reforça a delação do tenente-coronel Mauro Cid, também divulgada nesta semana. 

Vamos lutar até o fim pelo nosso direito de informar e pelo direito de a sociedade saber como agem os homens públicos que comandam o país.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Aviso

Este é um conteúdo exclusivo da Agência Pública e não pode ser republicado.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes