Buscar
Coluna

Como o Brasil pode fugir da “maldição dos recursos naturais”?

Teorias dizem que estamos fadados à pobreza exatamente pela nossa riqueza natural. Será?

Coluna
16 de julho de 2026
12:00

Nos adicione como fonte preferencial no Google.

Quer receber os textos desta coluna em primeira mão no seu e-mail? Assine a newsletter Ligando os pontos, enviada toda quinta-feira. Para receber as próximas edições, inscreva-se aqui.

A estrada era um retão em uma vasta planície. Até onde a vista podia chegar, só se via uma enorme plantação. Monocultura. Quilômetros e quilômetros de uma só espécie. De dentro do ônibus eu enxergava apenas um tom de verde… E caminhões, muitas carretas levando carga pesada para grandes silos.

A paisagem lembrava o Brasil. Paulistas e os alagoanos podem pensar que eu via um de seus infinitos canaviais. Mato-grossenses e os goianos podem achar que eu contemplava suas intermináveis fazendas de soja. A turma do Matopiba – divisa entre Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – talvez possa imaginar uma boa safra de milho. 

Mas o que eu olhava eram mastodônticas plantações de dendê. Sim, aquela mesma palma da qual se faz o óleo de dendê, que conhecemos na moqueca baiana ou no acarajé. Estavam ali para produzir o valioso oil-palm, em inglês. 

Original do oeste da África, hoje as palmeiras de dendê são plantadas em grande escala no Sudeste Asiático e também massivamente nas florestas da bacia do Congo. E chegam também à Amazônia.

O óleo de palma é uma das principais commodities agrícolas negociadas globalmente. Quando se trata de óleo, o dendezeiro é campeão. É o principal azeite utilizado pelas indústrias de alimentos e cosméticos. Seu maior produtor e exportador é a Indonésia, arquipélago na linha do Equador formado por 17 mil ilhas entre o Pacífico e o Índico. Os maiores consumidores deste óleo são a China, a Índia e os Estados Unidos.

Quando recebi o convite da Agência Pública para escrever esta coluna, eu estava viajando pela Ilha de Sumatra, no norte da Indonésia. É um território fascinante, com florestas tropicais e rios de dimensões amazônicas. Mas ali existem tigres e elefantes. 

Muito honrado, avisei que ia tentar escrever a primeira coluna ainda durante a viagem. 

Fui a Sumatra para visitar o Parque Nacional Gunung Leuser, uma área protegida de cerca 800 mil hectares onde está uma das maiores populações remanescentes de orangotangos. Foi emocionante vê-los na natureza. Mas logo saquei que, apesar da fauna exuberante ser diferente de nossas impressionantes panteras e jaguatiricas, surucucus e harpias, Brasil e Indonésia têm muito em comum.  

São países tropicais com grande população, grande território e grande influência na economia regional por sua liderança na exportação de commodities agrícolas e minerais. Suas gigantescas florestas estão constantemente ameaçadas. Mas enquanto aqui a soja e os pastos lideram, as palmeiras de dendê da Indonésia são as grandes impulsionadoras do desmatamento. 

Aliás, há anos o Brasil lidera o ranking de países com maior desmatamento de florestas tropicais em todo o mundo, seguido pela Indonésia.

Assim, comecei a pensar se o melhor nome para esta coluna não seria mesmo manter “Antes que Seja Tarde”, como fazia a amiga Giovana Girardi – nome que tenho grande honra e responsabilidade de suceder neste espaço. Pois para alguns, como o orangotango e o rinoceronte-de-sumatra, talvez já seja mesmo tarde.

Mas pensei em uma proposta para fazer a você, leitor. Aqui na Ligando os Pontos quero fazer análises sobre a infindável corrida pelos recursos naturais e como ela afeta a nossa vida cotidiana, seja no preço da comida ou da energia. E, também, um olhar sobre os impactos na vida das comunidades ligadas a estes recursos. E nas vidas de muitas espécies de plantas e bichos.

Quero partir da ideia, amplamente difundida, de que muitos países exportadores estão presos à “maldição dos recursos naturais”. Segundo este conceito econômico, é exatamente a abundância de petróleo, minerais e outras riquezas que acaba por condenar países a um ciclo de subdesenvolvimento e violência. 

De fato, conhecemos bem a história colonial dos países que hoje chamamos de “Sul Global”, com a espoliação da natureza e o massacre de povos originários. 

Essa “História”, esse passado, continua. Todos os anos, organizações como Global Witness e Human Rights Watch apontam o Brasil, a Indonésia e outros países similares como aqueles onde mais são assassinados ativistas ambientais ou líderes indígenas.

Assim como na Indonésia, a nossa natureza está sitiada e as espécies, confinadas. Assim como lá, nossas paisagens vão se transformando por interesses privados. 

O exemplo que me veio à cabeça foram as margens e o entorno da rodovia BR-163, que liga Cuiabá, no Mato Grosso, a Santarém, no Pará. Esta foi uma história que acompanhei de perto quando fui repórter de política ambiental em Brasília. 

Em 2003, o governo Lula concebeu um plano territorial sustentável para blindar o asfaltamento da estrada, construída durante os anos da ditadura militar. Unidades de conservação foram criadas, tanto para a proteção da biodiversidade como para o manejo racional da exploração da madeira e outras matérias primas da floresta. A expectativa era conter o desmatamento e as grilagens impulsionadas pela grande obra.

Passados 20 anos, o plano não saiu como esperado. As unidades de conservação se tornaram ilhas rodeadas de pasto e muito garimpo ilegal. A paisagem se transformou segundo a sanha do dinheiro.  

Territórios indígenas foram invadidos por garimpeiros. Fazendas de gado apareceram no meio de florestas nacionais. 

Parece uma maldição autorrealizável. No final do ano passado, o Congresso, com ampla votação de parlamentares da Amazônia legal, aprovou a redução de uma destas áreas protegidas, a Floresta Nacional do Jamanxim.  

É a própria maldição dos recursos em curso. 

Minha pergunta que pretendo explorar junto a você, leitor, é: será que há um caminho diferente?


Deixo uma nota de tristeza pela passagem de Mariano Cenamo. Mas também de celebração pela vida deste engenheiro florestal que dedicou a vida a pensar cadeias sustentáveis para a Amazônia. Ele nos deixou no último sábado aos 46 anos. Como este é um espaço de se propõem a pensar, analisar o desafio dos mercados globais e seus impactos na vida, não poderia deixar de homenagear este colega. 

Por vinte e cinco anos, desde que deixou o campus da Esalq em Piracicaba, ele foi costurando iniciativas que buscavam o manejo sustentável da floresta. Neste caminho fundou o Instituto para a Conservação o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia – o Idesam e mais recentemente um fundo e incubadora de novos empreendimentos, a Amaz. 

Que seu exemplo inspire muitos a buscar caminhos diferentes para a nossa economia.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Aviso

Este é um conteúdo exclusivo da Agência Pública e não pode ser republicado.

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Assine nossas newsletters
Fique por dentro

Artigos mais recentes

Bolsonaristas fogem da Justiça e se espalham por ao menos quatro países

|

Só nos EUA, estão Eduardo Bolsonaro, Paulo Figueiredo, Allan dos Santos e Alexandre Ramagem

Parlamentares dos EUA cobram Meta por tratamento desigual a Lula

|

Bernie Sanders e 12 deputados questionaram a empresa sobre interferência eleitoral no Brasil

As decisões favoráveis de Mendonça à Hapvida após encontro com executivo na Alemanha

|

Instituto fundado pelo ministro do STF organizou evento que reuniu empresários, lobistas e até advogado de Vorcaro

Com “exército” de Janones, Lula consegue virada inédita e é reeleito presidente

|

Mobilização nas redes sociais ajuda a explicar redução da abstenção e feito sem precedentes

Lula é eleito presidente do Brasil. Pela 4ª vez. Em virada histórica.

|

Petista virou jogo do primeiro turno contra Flávio Bolsonaro apesar da falta de ônibus e confusão no TSE

“Não vi um único ônibus passar”: o dia em que Salvador votou de carona com estranhos

|

Ônibus passavam com “Garagem” no letreiro enquanto eleitores esperavam horas no ponto para votar em Salvador

Com menos ônibus em São Paulo, eleitores demoram mais de 2 horas para votar

|

Pública encontrou pontos lotados na capital; eleitores esperavam ampliação do prazo para votar, que chegou tarde demais

Faltou ônibus em Salvador no 2º turno, oito dias após Câmara dar título a Flávio Bolsonaro

|

Com a frota retida no dia da votação, eleitores ficam a pé e o TRE mandou prender o secretário que está em Paris

Uma sala e 90 empresas: o mapa que liga Flávio Bolsonaro, Willer Tomaz e o careca do INSS

|

Encontramos mais empresas que reforçam ligação entre investigados por corrupção; elo é empresa de contabilidade

Às vésperas do 2º turno, canais no Telegram espalham fake news sobre segurança de urnas

|

Levantamento identificou 60 canais no Telegram, com 891 mil inscritos, que compartilham conteúdos proibidos pelo TSE

Ameaças, perseguição e mortes: indígenas denunciam aumento da violência política

|

No RS, disputa eleitoral em terra indígena deixou três mortos; na Amazônia, garimpeiros ameaçam invadir se Flávio vencer

1ª Coletiva do Ministro Kassio Nunes Marques no TSE - 04.10.2026

Nunes Marques faz TSE pender para Flávio Bolsonaro ao priorizar decisões e conduzir pautas

|

Para juristas, desequilíbrio da Corte fica evidente na agilidade de análise de alguns pedidos, não no teor da decisão