Buscar
Agência de jornalismo investigativo
Checagem

TRUCO! Programa #14 – 18 de setembro

Truco Popular! A rodada de cartas para Eduardo Jorge terminou. Como o candidato também entrou no jogo e compartilhou o #Truco Popular em sua página, hoje temos duas perguntas selecionadas! A pergunta com mais curtidas (391) na página do candidato foi: “Candidato, o que o senhor acha sobre a isenção fiscal das igrejas no Brasil?” E

Checagem
18 de setembro de 2014
23:12
Este artigo tem mais de 9 ano
Especial Truco 2014

Truco Popular!

A rodada de cartas para Eduardo Jorge terminou.

Como o candidato também entrou no jogo e compartilhou o #Truco Popular em sua página, hoje temos duas perguntas selecionadas!

A pergunta com mais curtidas (391) na página do candidato foi: “Candidato, o que o senhor acha sobre a isenção fiscal das igrejas no Brasil?”

E aqui na página da Pública, a vencedora, com 84 votos, foi: “Eduardo, caso o senhor seja eleito, como você pretende cortar drasticamente os gastos públicos (fim do senado, fim de verbas públicas de gabinetes estaduais, grande redução de servidores por parlamentar,fim do salário para vereadores etc) sem perder o apoio de partidos e dos políticos eleitos para implementar a sua forma de governo?”

Agora é só esperar pelas respostas!

Nosso público questionou Levy Fidelix (PRTB) sobre a ditadura militar.

A pergunta do Truco Popular para Luciano Genro (PSOL), foi sobre manipulação de informações.

O questionamento para Mauro Iasi (PCB) foi sobre os partidos de esquerda.

Rodada de promessas

Nós compilamos todas as promessas apresentadas pelos presidenciáveis durante o horário eleitoral em áreas como educação, saúde, segurança e economia. Confira!

Resumo do Programa

O candidato do PV, Eduardo Jorge, falou de saúde, destacando ter sido um dos criadores do SUS e também autor das leis dos genéricos e do planejamento familiar.

A candidata do PSOL, Luciana Genro, abordou a violência policial na reintegração de posse de um prédio ocupado por sem-teto em São Paulo.

O programa de Mauro Iasi, candidato do PCB, defendeu o controle do Estado em áreas estratégicas da economia e a estatização do sistema financeiro.

Zé Maria, candidato do PSTU, falou sobre os aposentados, defendendo o reajuste de aposentadorias e pensões e o fim do fator previdenciário.

Marina Silva, do PSB, relembrou sua participação política no Acre e os militantes assassinados para reafirmar seu compromisso com a defesa do meio-ambiente.

O programa do PSDB trouxe a biografia de Aécio Neves e comemorou o crescimento do candidato na pesquisa Ibope.

Levy Fidelix, PRTB, reprisou.

Ruy Costa Pimenta, do PCO, reprisou.

O programa de José Maria Eymael, do PSDC, mostrou a participação do candidato no debate do CNBB.

A candidata Dilma Rousseff, do PT, enfocou o fato do Brasil ter saído do Mapa da Fome da FAO e mostrou progresso em municípios por causa do Bolsa Família.

O programa do Pastor Everaldo, candidato do PSC, voltou a falar de corrupção, dessa vez focando a Petrobras.

Principais promessas

Eduardo Jorge (PV) – Mais recursos federais para os municípios socorrerem de imediato as urgências do nosso povo; transporte limpo com a substituição do petróleo por combustível renovável; alimentação saudável orgânica; nova política publica para tratar drogaditos; carreira nacional com base municipal para médicos, enfermeiras e agentes comunitários do Programa Saúde da Família.

Marina (PSB) – Assentar 85 mil famílias de sem terra; demarcar todas as terras indígenas.

Zé Maria (PSTU) – Recompor o valor das aposentadorias e pensões, assegurar um reajuste igual ao salário mínimo para todos os aposentados, e acabar com o fator previdenciário.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Truco

Este texto foi produzido pelo Truco, o projeto de fact-checking da Agência Pública. Entenda a nossa metodologia de checagem e conheça os selos de classificação adotados em https://apublica.org/truco. Sugestões, críticas e observações sobre esta checagem podem ser enviadas para o e-mail truco@apublica.org e por WhatsApp ou Telegram: (11) 99816-3949. Acompanhe também no Twitter e no Facebook. Desde o dia 30 de julho de 2018, os selos “Distorcido” e “Contraditório” deixaram de ser usados no Truco. Além disso, adotamos um novo selo, “Subestimado”. Saiba mais sobre a mudança.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes