Buscar
Agência de jornalismo investigativo
Checagem

Falta de antenas é o principal problema da rede celular?

Senador afirmou que ausência dessa infraestrutura afeta qualidade do serviço mais do que outros fatores, mas especialista diz que isso só tem mais peso em algumas áreas

Checagem
11 de julho de 2016
09:00
Este artigo tem mais de 7 ano

“Sabemos todos que a principal causa do mau funcionamento da rede de celular é o número insuficiente de antenas que a compõem.” – José Medeiros (PSD-MT), em discurso no plenário do Senado no dia 4 de julho

Exagerado, distorcido ou discutível
Exagerado, distorcido ou discutível

O senador José Medeiros (PSD-MT) criticou a má qualidade do serviço das operadoras de celular, em discurso no plenário do Senado no dia 4 de julho. Segundo o parlamentar, os problemas são causados principalmente pela falta de antenas na rede. A frase foi verificada pelo Truco no Congresso – projeto de fact-checking da Agência Pública, feito em parceria com o Congresso em Foco – e a conclusão é que a afirmação do parlamentar é exagerada. A falta de antenas é apenas uma dentre várias causas do mau funcionamento do sistema.

De acordo com Eduardo Tude, especialista na área e presidente da empresa de consultoria Teleco, o número insuficiente de antenas é um problema principalmente nas grandes cidades. “Muitas delas têm restrições à instalação”, diz. Essa burocracia impede que as operadoras aumentem a infraestrutura no ritmo desejado, algo necessário para dar conta do grande número de conexões nessas áreas. Isso também afeta a qualidade do sinal em lugares fechados.

Mas um outro problema importante, especialmente para o uso de dados, é a impossibilidade de as operadoras usarem a frequência de 700 MHz – que permite aumentar a área de cobertura do serviço. Essa faixa está ocupada pela TV analógica e só será liberada quando terminar a transição para a TV digital. Só que a data para que isso ocorra vem sendo adiada pelo governo. O processo deveria acontecer este ano, depois mudou para 2017 e agora foi adiado para o final de 2018.

Há também uma enorme dificuldade em monitorar o serviço prestado pelas operadoras. Isso porque a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não tem um sistema que permita fazer esse acompanhamento de perto. Os indicadores não ficam organizados em um conjunto e são divulgados de forma irregular. “Iniciativas isoladas não dão uma visão completa”, diz Tude. “A Anatel tem consciência disso.” Segundo o especialista, a agência está trabalhando para mudar esse panorama, construindo um sistema mais consistente para acompanhamento da qualidade. Enquanto isso não sai do papel, no entanto, os problemas devem continuar.

O senador José Medeiros (PSD-MT) discursou sobre problemas na rede celular
O senador José Medeiros (PSD-MT) discursou sobre problemas na rede celular. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Procurado pelo Truco no Congresso, o senador afirmou, por meio de sua assessoria, que o seu discurso foi preparado pela Consultoria do Senado e que não foi incluída a fonte da informação checada na frase. De acordo com o consultor legislativo Vicente Pithon, a falta de antenas é sim o principal problema em algumas regiões do país, como Mato Grosso – tema do discurso. Logo, não haveria erro na afirmação, checada com um especialista (cujo nome não é citado). O discurso, contudo, fala da falta de antenas de uma maneira geral, para só depois tratar da situação específica do estado e de regiões do interior.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Truco

Este texto foi produzido pelo Truco, o projeto de fact-checking da Agência Pública. Entenda a nossa metodologia de checagem e conheça os selos de classificação adotados em https://apublica.org/truco. Sugestões, críticas e observações sobre esta checagem podem ser enviadas para o e-mail truco@apublica.org e por WhatsApp ou Telegram: (11) 99816-3949. Acompanhe também no Twitter e no Facebook. Desde o dia 30 de julho de 2018, os selos “Distorcido” e “Contraditório” deixaram de ser usados no Truco. Além disso, adotamos um novo selo, “Subestimado”. Saiba mais sobre a mudança.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes