Buscar
Agência de jornalismo investigativo
Checagem

Falta de antenas é o principal problema da rede celular?

Senador afirmou que ausência dessa infraestrutura afeta qualidade do serviço mais do que outros fatores, mas especialista diz que isso só tem mais peso em algumas áreas

Checagem
11 de julho de 2016
09:00
Este artigo tem mais de 10 anos
Não deixe a Publica sumir
Nos adicione como fonte preferencial no Google.
Exagerado, distorcido ou discutível

“Sabemos todos que a principal causa do mau funcionamento da rede de celular é o número insuficiente de antenas que a compõem.” – José Medeiros (PSD-MT), em discurso no plenário do Senado no dia 4 de julho

Exagerado, distorcido ou discutível
Exagerado, distorcido ou discutível

O senador José Medeiros (PSD-MT) criticou a má qualidade do serviço das operadoras de celular, em discurso no plenário do Senado no dia 4 de julho. Segundo o parlamentar, os problemas são causados principalmente pela falta de antenas na rede. A frase foi verificada pelo Truco no Congresso – projeto de fact-checking da Agência Pública, feito em parceria com o Congresso em Foco – e a conclusão é que a afirmação do parlamentar é exagerada. A falta de antenas é apenas uma dentre várias causas do mau funcionamento do sistema.

De acordo com Eduardo Tude, especialista na área e presidente da empresa de consultoria Teleco, o número insuficiente de antenas é um problema principalmente nas grandes cidades. “Muitas delas têm restrições à instalação”, diz. Essa burocracia impede que as operadoras aumentem a infraestrutura no ritmo desejado, algo necessário para dar conta do grande número de conexões nessas áreas. Isso também afeta a qualidade do sinal em lugares fechados.

Mas um outro problema importante, especialmente para o uso de dados, é a impossibilidade de as operadoras usarem a frequência de 700 MHz – que permite aumentar a área de cobertura do serviço. Essa faixa está ocupada pela TV analógica e só será liberada quando terminar a transição para a TV digital. Só que a data para que isso ocorra vem sendo adiada pelo governo. O processo deveria acontecer este ano, depois mudou para 2017 e agora foi adiado para o final de 2018.

Há também uma enorme dificuldade em monitorar o serviço prestado pelas operadoras. Isso porque a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não tem um sistema que permita fazer esse acompanhamento de perto. Os indicadores não ficam organizados em um conjunto e são divulgados de forma irregular. “Iniciativas isoladas não dão uma visão completa”, diz Tude. “A Anatel tem consciência disso.” Segundo o especialista, a agência está trabalhando para mudar esse panorama, construindo um sistema mais consistente para acompanhamento da qualidade. Enquanto isso não sai do papel, no entanto, os problemas devem continuar.

O senador José Medeiros (PSD-MT) discursou sobre problemas na rede celular
O senador José Medeiros (PSD-MT) discursou sobre problemas na rede celular. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Procurado pelo Truco no Congresso, o senador afirmou, por meio de sua assessoria, que o seu discurso foi preparado pela Consultoria do Senado e que não foi incluída a fonte da informação checada na frase. De acordo com o consultor legislativo Vicente Pithon, a falta de antenas é sim o principal problema em algumas regiões do país, como Mato Grosso – tema do discurso. Logo, não haveria erro na afirmação, checada com um especialista (cujo nome não é citado). O discurso, contudo, fala da falta de antenas de uma maneira geral, para só depois tratar da situação específica do estado e de regiões do interior.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Vale a pena ouvir

EP 230 O que é o Partido Digital Bolsonarista? – com Marcos Nobre

Professor e pesquisador, Marcos Nobre, fala sobre as mudanças estruturais na forma de fazer política no Brasil

0:00

Truco

Este texto foi produzido pelo Truco, o projeto de fact-checking da Agência Pública. Entenda a nossa metodologia de checagem e conheça os selos de classificação adotados em https://apublica.org/truco. Sugestões, críticas e observações sobre esta checagem podem ser enviadas para o e-mail truco@apublica.org e por WhatsApp ou Telegram: (11) 99816-3949. Acompanhe também no Twitter e no Facebook. Desde o dia 30 de julho de 2018, os selos “Distorcido” e “Contraditório” deixaram de ser usados no Truco. Além disso, adotamos um novo selo, “Subestimado”. Saiba mais sobre a mudança.

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Newsletter

Saiba de tudo que investigamos

Assinar
Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Assinar

Artigos mais recentes

Investigados por desinformação e tentativa de golpe seguem ativos nas redes em 2026

|

Ao menos dez alvos de inquéritos no STF e TSE em eleições passadas continuam publicando sobre o pleito deste ano

Tingir o chão de sangue: propostas de Renan Santos para segurança vão contra Constituição

|

Candidato do MBL defende prisão, mortes e vingança em discurso emocional contra a violência

Partido da farda: número de candidatos policiais ou militares passa de 1,2 mil

|

Bancada de policiais no Legislativo direciona recursos para a Polícia Militar, enquanto resolução de crimes segue baixa

Quase quatro a cada dez indígenas em terras na Amazônia não têm acesso adequado a água

|

Ao todo, 38% não tem água tratada ou fontes como poços e nascentes, dependendo de rios e lagos, muitos contaminados

Sob Lula, assassinatos de indígenas sobem 22% em 2025 e superam média da era Bolsonaro

|

Após queda em 2023, número de mortos volta a subir e chega a 258; Marco Temporal é parte do problema, diz Cimi

Corrida por Data Centers gera denúncias de violações trabalhistas em São Paulo

|

Trabalhadores relatam assédio, acidentes e adoecimento. Empresas alegam cumprir lei trabalhista e normas de segurança

Fazer falar os ossos: a rotina de quem procura os desaparecidos da ditadura

|

Mostra no Centro MariAntonia (USP), em São Paulo, expõe o trabalho de peritos na identificação dos mortos na ditadura

“Onde tem malária, tem garimpo”: cinta larga aguardam decisão do STF sobre mineração

|

Julgamento nesta quinta-feira, 13, pode abrir caminho para mineração em terras indígenas entre Rondônia e Mato Grosso

Banco do Nordeste e Itaú financiam R$ 44 milhões para soja em área de conflito no Maranhão

|

Investidora paulista consegue autorizações de desmatamento e sinal verde na Justiça em disputa contra extrativistas