Buscar

Com cerca de 7 mil indígenas de 200 povos, o 18º Acampamento Terra Livre busca “retomar o Brasil”, “demarcar territórios e aldear a política”

Ensaio
8 de abril de 2022
12:00
Este artigo tem mais de 1 ano

Na quarta-feira (6) à tarde, indígenas de todas as regiões do país marcharam até o Congresso Nacional. Eles fazem parte do 18º Acampamento Terra Livre (ATL), que desde segunda (4) muda o tom do planalto central reunindo na Esplanada mais de 7 mil indígenas de 200 povos. Na pauta do acampamento, está a defesa da demarcação das terras indígenas e a oposição ao PL 191/2020, que libera a mineração e a geração de energia em terras indígenas; e o PL 490/07, do Marco Temporal, que limita o reconhecimento de novas terras tradicionalmente habitadas por povos nativos e pode levá-los a perder os meios para sua sobrevivência.

No dia anterior à marcha, o ATL 2022 lançou uma carta aberta contra o projeto que libera a mineração sem permitir aos povos a decisão final sobre o destino de suas próprias terras. As lideranças argumentam que “o governo atual quer promover a especulação imobiliária sobre os territórios indígenas e incentivar a invasão do agronegócio” e conclamam os parlamentares a barrar o projeto.

O evento discute os retrocessos e ameaças do governo Bolsonaro aos povos indígenas

Para a deputada Joênia Wapichana, os PLs são “totalmente contrários ao interesse público, só afetam a vida dos mais fracos, dos mais vulneráveis, dos povos indígenas e de quem defende o meio ambiente”. Ela considera que o governo Bolsonaro prioriza projetos que “não condizem com a realidade da sociedade brasileira”.

Outras lideranças concordam, como o líder Kayapó, Doto Takak Ire, da terra indígena Menkragnoti, nos estados do Mato Grosso e Pará. “É um processo criminoso, e, se for o caso do Congresso aprovar [o PL 191], a gente vai ter que ir ao Supremo, pedir pro Supremo barrar esse papel que quer destruir o nosso futuro, o nosso sonho”.

Para liderança Kayapó, o futuro dos povos está ameaçado

Doto Takak Ire defende a importância da mobilização: “A gente está junto aqui para ajudar os parentes que estão necessitando de uma terra e de uma floresta para sobreviver”. “Peço para os parentes indígenas e não-indígenas ajudar a fortalecer o nosso acampamento Terra Livre”, finaliza em entrevista à Agência Pública.

Os povos tradicionais estão acampados na área externa do Complexo Cultural Funarte, no Eixo Monumental, em Brasília, desde a segunda-feira (4). Cada povo selecionou um espaço para montar suas barracas, onde se pintam e se arrumam para as atividades do dia. Antes do início das plenárias, povos de diferentes estados brasileiros são convidados a performar suas danças típicas e trazer suas principais demandas. Entre os corredores de barracas se falam várias línguas — no Brasil existem 274 línguas indígenas — , e mesmo o chamado para iniciar a marcha e outras atividades é traduzido para que ninguém seja deixado de fora. Espalhadas pelo acampamento também estão lojas onde os indígenas vendem artesanato e convidam o público a fazer as pinturas de suas etnias.

A programação vai até o dia 14 de abril e propõe atividades de debate sobre diversos temas ligados à causa, como a necessidade de ocupar a política — os candidatos indígenas serão divulgados no próximo dia 12 —, a emergência climática, a defesa das vidas dos povos isolados e de recente contato, a atuação da juventude, a inclusão no sistema educacional e a diversidade dentro do movimento.

Lideranças querem aproximar a juventude da luta indígena

O ATL ocorre desde 2004, mas esta é a primeira edição presencial depois da pandemia de covid-19, na qual o evento aconteceu virtualmente. O último ATL teve como foco a defesa da vida e o combate à pandemia de covid-19. “Vimos mais de 1.000 dos nossos caírem para a pandemia e sentimos a dor da perda de nossos velhos”, escreveu no site oficial a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), organizadora do evento.

Acompanho o acampamento pela Agência Pública desde o primeiro dia e segui a marcha até o Congresso junto à fotojornalista Andressa Anholete.

Andressa Anholete/Agência Pública
Andressa Anholete/Agência Pública
Andressa Anholete/Agência Pública
Andressa Anholete/Agência Pública
Andressa Anholete/Agência Pública
Andressa Anholete/Agência Pública
Andressa Anholete/Agência Pública
Andressa Anholete/Agência Pública
Andressa Anholete/Agência Pública
Andressa Anholete/Agência Pública
Andressa Anholete/Agência Pública
Andressa Anholete/Agência Pública
Andressa Anholete/Agência Pública
Andressa Anholete/Agência Pública
Andressa Anholete/Agência Pública
Andressa Anholete/Agência Pública
Andressa Anholete/Agência Pública

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Ensaios

O copyright das imagens publicadas nesta seção é dos fotógrafos aqui creditados. Os ensaios não estão disponíveis para republicação. Para entrar em contato com os autores das imagens envie um e-mail para contato@apublica.org.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes