“Amazônia em Disputa” é um projeto especial da Agência Pública com o objetivo de investigar a atuação das agências governamentais em meio à disputa predatória por terra na maior floresta tropical do planeta.
Durante três meses, levantamos e cruzamos dados sobre o Incra, a Funai, o ICMBio e o Serviço Florestal Brasileiro buscando avaliar o controle do Estado sobre o território e a execução das políticas públicas de prevenção ao desmatamento e aos conflitos por terra.
Munidos desses dados, partimos para mais três meses de reportagens em campo nos estados do Pará e Mato Grosso – os mais desmatados da Amazônia – com o objetivo de apurar o resultado dessas políticas na vida dos que ali vivem.
Do destino dessas comunidades – extremamente vulneráveis – depende o futuro da floresta, como constatamos ao longo dessa investigação.
Aqui você tem acesso ao resultado completo desse trabalho por meio de vídeos, fotos, mapas, infográficos e reportagens.
Três mapas mostram as regiões percorridas em campo pela reportagem da Pública.
![]() |
A região de Mato Grosso percorrida pela reportagem da Pública. Clique para ampliar o mapa ilustrado (Arte: Caco Bressane)
Leia mais no No Mato Grosso, os novos problemas de uma velha disputa. |
![]() |
Mapa da região percorrida pela reportagem da Pública. Clique para ampliar (Arte: Caco Bressane)
Leia mais no A guerra secreta pela bauxita |
![]() |
Mapa ilustrado da região do sul do Pará mostra o complexo e fazendas e a região do acampamento no Complexo Divino Pai Eterno (Arte: Caco Bressane)
Leia mais no A espera que sangra o Divino Pai Eterno |