Agência de Jornalismo Investigativo
Especial

“Amazônia em Disputa” é um projeto especial da Agência Pública com o objetivo de investigar a atuação das agências governamentais em meio à disputa predatória por terra na maior floresta tropical do planeta.

Durante três meses, levantamos e cruzamos dados sobre o Incra, a Funai, o ICMBio e o Serviço Florestal Brasileiro buscando avaliar o controle do Estado sobre o território e a execução das políticas públicas de prevenção ao desmatamento e aos conflitos por terra.

Munidos desses dados, partimos para mais três meses de reportagens em campo nos estados do Pará e Mato Grosso – os mais desmatados da Amazônia – com o objetivo de apurar o resultado dessas políticas na vida dos que ali vivem.

Do destino dessas comunidades – extremamente vulneráveis – depende o futuro da floresta, como constatamos ao longo dessa investigação.

Aqui você tem acesso ao resultado completo desse trabalho por meio de vídeos, fotos, mapas, infográficos e reportagens.

Artigos Vídeos

Mais recentes

Microbolsas acesso à internet

24 de maio de 2021

Reportagens da 13ª edição do concurso

Caso K

15 de abril de 2021

Falecido em 2014, empresário teria mantido, durante décadas, um esquema de aliciamento de crianças e adolescentes para a prática de exploração sexual dentro da icônica sede da empresa, em São Caetano do Sul, além de outros locais em Santos, São Vicente, Guarujá e Angra dos Reis

Agência Pública + 10

22 de fevereiro de 2021

Veja a programação completa da comemoração do aniversário da primeira agência de jornalismo investigativo sem fins lucrativos do Brasil