Agência de Jornalismo Investigativo
Especial

“Amazônia em Disputa” é um projeto especial da Agência Pública com o objetivo de investigar a atuação das agências governamentais em meio à disputa predatória por terra na maior floresta tropical do planeta.

Durante três meses, levantamos e cruzamos dados sobre o Incra, a Funai, o ICMBio e o Serviço Florestal Brasileiro buscando avaliar o controle do Estado sobre o território e a execução das políticas públicas de prevenção ao desmatamento e aos conflitos por terra.

Munidos desses dados, partimos para mais três meses de reportagens em campo nos estados do Pará e Mato Grosso – os mais desmatados da Amazônia – com o objetivo de apurar o resultado dessas políticas na vida dos que ali vivem.

Do destino dessas comunidades – extremamente vulneráveis – depende o futuro da floresta, como constatamos ao longo dessa investigação.

Aqui você tem acesso ao resultado completo desse trabalho por meio de vídeos, fotos, mapas, infográficos e reportagens.

Artigos Vídeos

Mais recentes

7 de setembro

6 de setembro de 2022

Manifestantes vão às ruas neste 7 de setembro e a Agência Pública faz a cobertura com as equipes em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; acompanhe também em nossas redes sociais

Microbolsas Alimentação e Mudanças Climáticas

29 de julho de 2022

Reportagens da 14ª edição do concurso

Imagem aérea do Vale do Javari mostra trecho sinuoso de rio

Vale do Javari — terra de conflitos e crime organizado

10 de junho de 2022

Nossa equipe está na região para investigar e informar o público sobre as ações das autoridades e instituições no caso do assassinato de Dom Phillips e Bruno Pereira