Buscar
Nota

Protesto pressiona ministério por queimadas no agronegócio, e não é o do Meio Ambiente

20 de setembro de 2024
18:30
Este artigo tem mais de 1 ano
Não deixe a Publica sumir
Nos adicione como fonte preferencial no Google.

Na tarde desta sexta-feira (20), manifestantes se reuniram em frente ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Brasília, para exigir respostas imediatas do governo às queimadas que assolam o país. Segundo Ana Terra, uma das organizadoras do Jovens pelo Clima Brasília (JPC), ligado ao Fridays for Future, a escolha do Mapa como local de protesto “foi estratégica”. O motivo, segundo ela, é que grande parte das queimadas ocorre em propriedades privadas ligadas ao agronegócio, setor regulado e incentivado por políticas do próprio ministério.

Durante o protesto que reuniu aproximadamente 150 pessoas, foi realizada a leitura de um manifesto no qual se destacou que o Ministério do Meio Ambiente não deve ser o único responsável pela preservação ambiental no país. Segundo o documento, a proteção dos biomas e o combate às mudanças climáticas exigem uma ação coordenada e intersetorial, envolvendo outras pastas governamentais, como o Mapa, além de esforços conjuntos com estados, municípios e a sociedade civil. O manifesto enfatiza que, sem essa ampla articulação, as medidas adotadas serão insuficientes para enfrentar os desafios ambientais atuais.

  • Manifestantes do movimento Jovens pelo Clima Brasília e Fridays for Future durante ato em frente ao Ministério da Agricultura para exigir respostas do governo às queimadas
  • Manifestantes do movimento Jovens pelo Clima Brasília e Fridays for Future durante ato em frente ao Ministério da Agricultura para exigir respostas do governo às queimadas
  • Manifestantes do movimento Jovens pelo Clima Brasília e Fridays for Future durante ato em frente ao Ministério da Agricultura para exigir respostas do governo às queimadas

“Precisamos agir agora, o futuro não demora, e nós não podemos demorar. Se as consequências são sentidas agora, também temos de atuar agora para mudar a nossa situação. Se o problema é um agronegócio sistematizado, que prejudica o meio ambiente em favor da exportação de commodities, então lancemos mão da agricultura familiar, fortaleçamos práticas agrícolas sustentáveis e não exploratórias”, disse o JPC em manifesto.

Na leitura, os manifestantes destacaram a simbologia do ipê, uma árvore típica do cerrado que, mesmo com toda sua capacidade de florescer em tempos de seca, está ameaçada pelas mudanças climáticas. Através da metáfora, eles protestaram que a crise climática se intensifica por práticas como o desmatamento e queimadas, “muitas vezes promovidas pelo próprio agronegócio, setor que deveria ser regulado com maior rigor pelo Ministério da Agricultura”.

No âmbito do Distrito Federal, os protestos focaram em questões específicas, como a implementação e revisão do Plano de Adaptação Climática e a construção do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) com a participação popular, priorizando o combate ao racismo ambiental. Além disso, pedem punição para os responsáveis pelas queimadas na Floresta Nacional de Brasília.

Um aluno de 13 anos, presente no ato, expressou sua frustração pelas recentes queimadas que atingiram Brasília na última semana. “Eu não vejo ninguém da minha idade por aqui. “Essa é uma pauta atual que precisamos trazer. Na escola, enfrentamos isso. Por exemplo, havia muita fumaça na minha escola, as aulas não foram suspensas e não havia máscaras para ninguém.”

O movimento Jovens pelo Clima Brasília, ligado ao Fridays for Future, lidera a mobilização na capital federal. O grupo busca chamar atenção para a urgência das ações climáticas, alertando que o descaso com o meio ambiente compromete não apenas o futuro, mas também o presente das gerações atuais.

Edição:
Guilherme Cavalcanti/Agência Pública
Guilherme Cavalcanti/Agência Pública
Guilherme Cavalcanti/Agência Pública
Guilherme Cavalcanti/Agência Pública

Notas mais recentes

STF define rumo do embate Moraes x Mendonça, e TSE lida com prazos finais para as eleições


Instituto de André Mendonça é alvo de representações para investigar irregularidades


Com despesas pagas pelos EUA, ida de procurador a evento sobre Irã é cancelada pela PGR


Semana tem presidenciáveis no 7 de setembro e STF na apuração sobre denúncias de ministros


PEC da Segurança Pública: votação fica para depois do 1° turno com aval de relator do PT


Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Newsletter

Saiba de tudo que investigamos

Assinar
Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Assinar

Artigos mais recentes

Ministra Cármen Lúcia dá o tom do dia no STF: “não garantimos o rigor que deveríamos”

|

Sessão do Supremo para avaliar se Alexandre de Moraes seria investigado acaba com pedido de vista e troca de farpas

Na urna com o ex: Rivais históricos se unem por espaço e poder nas eleições 2026

|

Antigos adversários superam críticas, ideologias e até acusações de crimes para disputar voto do eleitor em outubro

Espionado por Mendonça em 2020, professor vê “natureza golpista” em atuação de ministro

|

Luiz Eduardo Soares conta como foi monitorado por ordem do atual ministro do STF e critica instrumentalização da Corte
Deputado federal Mário Frias durante sessão na Câmara dos Deputados

Como Mário Frias chegou ao centro da máquina de propaganda da família Bolsonaro

|

Ex-ator foi colocado na política por Jair para juntar cultura e armas em estratégia olavista de guerra ideológica
Foto mostra modelo atual de urna eletrônica usada nas eleições brasileiras

Ministério Público Eleitoral impugna 15 candidatos em SP ligados a crimes, dois ao PCC

|

Órgão contesta 557 registros e utiliza nova regra do TSE para afastar crime organizado da política
Flávio Bolsonaro (PL) participou no sábado 29 de agosto de um ato de campanha à Presidência em Angra dos Reis (RJ) ao lado do candidato a deputado federal, o empresário Renato Araújo, também do PL

O amigo do Flávio Bolsonaro em Angra dos Reis

|

Quem é Renato Araújo, candidato a deputado que cresce no círculo dos Bolsonaro assim como os problemas ao seu redor