Buscar
Nota

STF conclui julgamento de Bolsonaro e mais 7 por golpe e Lula aciona Brics sobre tarifaço

8 de setembro de 2025
04:00

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta semana, na terça-feira (9), o julgamento de Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus do chamado “núcleo 1” da ação sobre a tentativa de golpe de Estado que culminou com o ataque às sedes dos três poderes em Brasília em 8 de janeiro de 2023. Os ministros decidirão se condenam ou absolvem os réus acusados de integrar uma organização criminosa para manter Bolsonaro no poder, derrotado nas eleições de 2022.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou para esta segunda-feira (8) uma reunião virtual de líderes do Brics, bloco composto pelas principais economias emergentes do mundo, segundo informações do jornal Bloomberg. A cúpula deve discutir sobre o tarifaço imposto pelo governo estadunidense de Donald Trump. Os presidentes Xi Jinping (China), Narendra Modi (Índia), Cyril Ramaphosa (África do Sul) e Vladimir Putin (Rússia) são esperados na reunião, que também deve contar com novos integrantes do bloco, como Arábia Saudita, Egito e Irã.

No Senado, a CPMI do INSS ouve nesta segunda o ex-ministro da Previdência Carlos Lupi, convocado a prestar esclarecimentos sobre medidas adotadas para conter fraudes contra aposentados e pensionistas, a convite do relator da comissão, deputado Alfredo Gaspar (União-AL). Na terça, a Comissão de Saúde da Câmara debate os riscos da Lesão Pulmonar Associada ao Uso de Cigarros Eletrônicos (Evali) e a necessidade de tornar obrigatória a notificação da condição no país. Dados da Anvisa apontam apenas dez registros nos últimos cinco anos.

Estão na agenda da semana de 8 a 12 de setembro:

DIREITOS HUMANOS

  • Câmara
    • Dignidade no trabalho (CDE, 10/9, 16h): Audiência debate o PL 572/2022, que institui o Marco Legal de Direitos Humanos e Empresas no Brasil. O encontro busca fortalecer a proteção trabalhista, ampliar a responsabilidade corporativa e consolidar o país como referência regional em iniciativas que conciliam desenvolvimento econômico e respeito aos direitos fundamentais.
    • Perícia independente (CDHMIR, 9/9, 10h): A autonomia técnica, científica e funcional da perícia oficial criminal no Brasil é discutida em audiência. O requerimento cita dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que revela que atualmente apenas 30% dos homicídios são solucionados, cenário que compromete o direito das vítimas.

MEIO AMBIENTE

  • Câmara
    • Fumaça tóxica (CMADS, 9/9, 10h): Seminário reúne parlamentares, gestores, sociedade civil e especialistas para debater soluções à crise da fumaça tóxica e da estiagem na Amazônia. O encontro também discutirá a reconstrução da BR-319, governança territorial e medidas de proteção ambiental e à saúde pública.
    • Impactos (CLP, 9/9, 10h): Os impactos do aterro Ouro Verde na Área de Proteção Ambiental do Descoberto são discutidos em audiência. Segundo o requerimento apresentado, a operação irregular ameaça o Rio do Sal, o lençol freático e a saúde pública, além de prejudicar atividades econômicas.
    • Minerais e crise (CMADS, 11/9, 10h): Seminário discute a relação entre minerais críticos e a crise climática, incluindo impactos socioambientais, riscos e oportunidades para o Brasil. Com destaque para o “lítio verde”, o debate envolve a expansão da mineração em estados como Pará, Minas Gerais, Goiás e Bahia e suas implicações na transição energética.
    • COP30 (CMADS, 9/9/11): Encontro preparatório debate como a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), pode fortalecer demandas locais e iniciativas nacionais. O objetivo é articular políticas públicas que protejam povos tradicionais e a biodiversidade.

POLÍTICA

  • Reunião dos Brics (8/9): Entre as pautas que devem ser discutidas na reunião convocada por Lula estão as tarifas comerciais impostas pelo governo dos EUA e o apoio ao multilateralismo entre países.
  • Câmara
    • Cigarros eletrônicos (CSAUDE, 9/9, 10h): Audiência vai debater os impactos do uso de cigarros eletrônicos na saúde e na sociedade, com destaque para a chamada Evali, lesão pulmonar grave associada a esses dispositivos. Apesar de já reconhecida e classificada, a doença segue subnotificada no Brasil.
    • PL da IA (PL 2338/23, 12/9, 13h30): A comissão especial sobre a regulação da IA no Brasil debate o uso da tecnologia generativa, direitos autorais e integridade da informação, com foco nos riscos e desafios associados à disseminação automatizada de conteúdos, desinformação e à manipulação algorítmica.
  • Senado
    • Ex-ministro (CPMI – INSS, 8/9, 10h): O ex-ministro da Previdência Carlos Roberto Lupi exerceu o cargo de janeiro de 2023 a maio de 2025 e foi convidado a prestar informações a fim de aprofundar as investigações e compreender as falhas sistêmicas que permitiram a ocorrência e continuidade dos descontos indevidos.
  • STF
    • Julgamento de Bolsonaro (9 a 12/9, 9h): O relator Alexandre de Moraes será o primeiro ministro a se pronunciar, apresentando seu voto sobre condenação ou absolvição dos acusados, e eventual tempo de pena. Em seguida, os demais integrantes da turma darão seus votos, definindo o resultado do julgamento.
    • Inelegibilidade (10/9, 14h): O recurso discute se a substituição do chefe do Poder Executivo por um breve período, em razão de decisão judicial, é causa para levar à inelegibilidade para um mandato consecutivo. 

Agenda da semana da Pública é um serviço apresentado aos leitores aos domingos e segundas, concebido com base nas informações dos portais da Câmara, Senado e STF.

Edição:

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Vale a pena ouvir

EP 184 Guerra no Congo, milhões de mortos e pouca atenção

Podcast conversa sobre conflito com milhões de mortos e pouca cobertura da mídia

0:00

Notas mais recentes

STF conclui julgamento de Bolsonaro e mais 7 por golpe e Lula aciona Brics sobre tarifaço


Bolsonaro e réus do núcleo 1 serão julgados no STF e oposição tenta reação no Congresso


Malafaia não agenda cultos no Rio no dia de ato em defesa de Bolsonaro


Sem ouvir empresas suspeitas, MP arquiva investigação sobre armadilhas da dengue em SP


Lula discute tarifaço e Câmara convida Felca e big techs para audiência sobre adultização


Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes