EP 4 O cerco aos isolados Yanomami
Na maior Terra Indígena do Brasil, um grupo Yanomami que vive em isolamento voluntário está cercado pelo garimpo. Em 2020, um sobrevoo de monitoramento da Fundação Nacional do Índio (Funai) flagrou dois pontos de exploração de ouro próximos à aldeia dos Moxihatëtëma thëpë e acendeu um alerta: um dos ramais garimpeiros está localizado a 12 quilômetros da clareira onde vivem os indígenas.
No quarto episódio, a série de podcast Amazônia sem lei, fala sobre o passado e o presente das invasões garimpeiras na Terra Indígena dos Yanomami. A partir de entrevistas, documentos da Funai e cruzamento de dados, o episódio se aprofunda nas consequências deixadas pelo garimpo que, apesar de assolar o território desde 1980, ganhou novo impulso sob Bolsonaro.
Depois de ouvir
Para assistir:
“O que os brancos vêm fazer aqui?”, em uma entrevista em vídeo concedida à Pública, o xamã e líder Yanomami Davi Kopenawa conta sobre a cobiça do ouro na Terra indígena.
Para se aprofundar:
A série de reportagens Ouro do Sangue Yanomami, produzida por Amazônia Real e Repórter Brasil, reúne investigações sobre o mercado que se beneficia da extração ilegal de minério no território indígena.
Para saber ainda mais:
O último episódio do podcast Copiô, Parente que fala sobre a situação dos Piripkura, indígenas isolados que vivem sob a ameaça de madeireiros e grileiros no Mato Grosso.
Quem faz o podcast
A produção, roteiro e montagem são de Clarissa Levy
A narração é de Clarissa Levy e Ricardo Terto
A finalização de som é de Marianna Romano
As artes são de Caco Bressane
A coordenação de redes sociais é de Ravi Spreizner e Tainah Ramos
A coordenação é de Thiago Domenici