Agência de Jornalismo Investigativo

O cerco aos isolados Yanomami

Entenda como os Yanomamis tentam sobreviver acossados pelo garimpo de ouro

Ouça agora:

EP 4 O cerco aos isolados Yanomami

Entenda como os Yanomamis tentam sobreviver acossados pelo garimpo de ouro

0:00
Receba nossa cobertura sobre a Amazônia no seu email. Assine a newsletter e fique informado sobre o que eles querem esconder.

Na maior Terra Indígena do Brasil, um grupo Yanomami que vive em isolamento voluntário está cercado pelo garimpo. Em 2020, um sobrevoo de monitoramento da Fundação Nacional do Índio (Funai) flagrou dois pontos de exploração de ouro próximos à aldeia dos Moxihatëtëma thëpë e acendeu um alerta: um dos ramais garimpeiros está localizado a 12 quilômetros da clareira onde vivem os indígenas. 

No quarto episódio, a série de podcast Amazônia sem lei, fala sobre o passado e o presente das invasões garimpeiras na Terra Indígena dos Yanomami. A partir de entrevistas, documentos da Funai e cruzamento de dados, o episódio se aprofunda nas consequências deixadas pelo garimpo que, apesar de assolar o território desde 1980, ganhou novo impulso sob Bolsonaro.

Depois de ouvir

Para assistir:

“O que os brancos vêm fazer aqui?”, em uma entrevista em vídeo concedida à Pública, o xamã e líder Yanomami Davi Kopenawa conta sobre a cobiça do ouro na Terra indígena. 

Para se aprofundar:

A série de reportagens Ouro do Sangue Yanomami, produzida por Amazônia Real e Repórter Brasil, reúne investigações sobre o mercado que se beneficia da extração ilegal de minério no território indígena.

Para saber ainda mais:

O último episódio do podcast Copiô, Parente que fala sobre a situação dos Piripkura, indígenas isolados que vivem sob a ameaça de madeireiros e grileiros no Mato Grosso. 

Quem faz o podcast

A produção, roteiro e montagem são de Clarissa Levy
A narração é de Clarissa Levy e Ricardo Terto
A finalização de som é de Marianna Romano
As artes são de Caco Bressane
A coordenação de redes sociais é de Ravi Spreizner e Tainah Ramos
A coordenação é de Thiago Domenici

Mais recentes

Ilusrração em preto e branco com o desenho de um juiz com um martelo no lado direito, o logo da Agência Pública no canto direito superior e os dizeres "Até que se prove o contrário" em amarelo.

Até Que Se Prove O Contrário

4 de novembro de 2021

Podcast semanal sobre a justiça no Brasil

Cientistas na Linha de Frente

4 de agosto de 2021

Podcast sobre sobre cientistas ameaçados

Amazônia sem Lei

25 de junho de 2021

Podcast sobre o que está em jogo na Amazônia e no Cerrado