Agência de Jornalismo Investigativo

Quem destrói as áreas protegidas

Episódio de podcast se aprofunda na lista de pessoas e empresas multadas por causar dano ambiental à Unidades de Conservação

Ouça agora:

EP 9 Quem destrói as áreas protegidas

Episódio de podcast se aprofunda na lista de pessoas e empresas multadas por causar dano ambiental à Unidades de Conservação

0:00
Receba nossas reportagens que tratam de temas urgentes para o planeta no seu e-mail. Assine a newsletter Pública Socioambiental.

Um total de 95,8 milhões de reais. Esse é o valor das multas que uma única pessoa recebeu por destruir Unidades de Conservação (UCs) amazônicas. Sandra Mara Silveira foi autuada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) a pagar as multas por, dentre outros delitos, impedir “mediante uso de fogo, a regeneração natural de 5.758,67 hectares” — área superior ou semelhante à de pequenos países, como San Marino e Bermudas. Silveira concentra a maior quantidade de multas aplicadas em uma pessoa, considerando todas as infrações aplicadas entre 2009 e 2021, mas está longe de ser a única devedora.

No novo episódio do Amazônia sem Lei, os repórteres Ciro Barros e Rafael Oliveira contam como levantaram uma lista de pessoas e empresas autuadas nos últimos 13 anos por destruir unidades de proteção ambiental, localizadas na Amazônia Legal.

A partir de uma base de dados acessada via Lei de Acesso à Informação, a investigação revela quem está destruindo as UCs da Amazônia de forma reiterada. Para conhecer quem foram as pessoas e empresas mais multadas, escute o episódio completo. 

Depois de ouvir

Para se aprofundar:

Esta reportagem detalha especificamente quais foram as empresas mais multadas e onde atuam. Entenda porque a Usina Hidrelétrica de Jirau e Salobo Metais S/A, subsidiária da Vale, estão entre as maiores infratoras da última década. 

Quem faz o podcast

A produção e roteiro são de Clarissa Levy 

A montagem é de Ricardo Terto

A narração é de Clarissa Levy e Ricardo Terto

A finalização de som é de Vitor Coroa

As artes são de Caco Bressane

A coordenação de redes sociais é de Ravi Spreizner

A coordenação geral é de Thiago Domenici

Mais recentes

Até Que Se Prove O Contrário

4 de novembro de 2021

Podcast semanal sobre a justiça no Brasil

Cientistas na Linha de Frente

4 de agosto de 2021

Podcast sobre sobre cientistas ameaçados

Amazônia sem Lei

25 de junho de 2021

Podcast sobre o que está em jogo na Amazônia e no Cerrado