Buscar
Podcast

Quem destrói as áreas protegidas

Episódio de podcast se aprofunda na lista de pessoas e empresas multadas por causar dano ambiental à Unidades de Conservação

Ouça agora:

Podcast
8 de abril de 2022
08:00
Este artigo tem mais de 2 ano

EP 9 Quem destrói as áreas protegidas

8 de abril de 2022 · Episódio de podcast se aprofunda na lista de pessoas e empresas multadas por causar dano ambiental à Unidades de Conservação

0:00

Um total de 95,8 milhões de reais. Esse é o valor das multas que uma única pessoa recebeu por destruir Unidades de Conservação (UCs) amazônicas. Sandra Mara Silveira foi autuada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) a pagar as multas por, dentre outros delitos, impedir “mediante uso de fogo, a regeneração natural de 5.758,67 hectares” — área superior ou semelhante à de pequenos países, como San Marino e Bermudas. Silveira concentra a maior quantidade de multas aplicadas em uma pessoa, considerando todas as infrações aplicadas entre 2009 e 2021, mas está longe de ser a única devedora.

No novo episódio do Amazônia sem Lei, os repórteres Ciro Barros e Rafael Oliveira contam como levantaram uma lista de pessoas e empresas autuadas nos últimos 13 anos por destruir unidades de proteção ambiental, localizadas na Amazônia Legal.

A partir de uma base de dados acessada via Lei de Acesso à Informação, a investigação revela quem está destruindo as UCs da Amazônia de forma reiterada. Para conhecer quem foram as pessoas e empresas mais multadas, escute o episódio completo. 

Depois de ouvir

Para se aprofundar:

Esta reportagem detalha especificamente quais foram as empresas mais multadas e onde atuam. Entenda porque a Usina Hidrelétrica de Jirau e Salobo Metais S/A, subsidiária da Vale, estão entre as maiores infratoras da última década. 

Quem faz o podcast

A produção e roteiro são de Clarissa Levy 

A montagem é de Ricardo Terto

A narração é de Clarissa Levy e Ricardo Terto

A finalização de som é de Vitor Coroa

As artes são de Caco Bressane

A coordenação de redes sociais é de Ravi Spreizner

A coordenação geral é de Thiago Domenici

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes