EP 84 Por trás das chacinas – com Samira Bueno e Dimitri Sales
No dia 27 de julho um policial militar da ROTA foi morto em uma comunidade na cidade do Guarujá, no litoral paulista. Se iniciou então uma das operações mais letais da história do país – chamada de Operação Escudo a ação mobilizou pelo menos 600 agentes e, segundo dados atuais, deixou pelo menos 16 mortos.
Embora a versão da polícia divulgue que houve confronto e troca de tiros, existem relatos que indicam execução e tortura. Nos dias seguintes, outras operações na Bahia e no RJ também tiveram alto grau de letalidade, somando 45 mortos pela polícia em uma semana.
Só neste ano, segundo dados do Fogo Cruzado, morreram 148 pessoas em operações do tipo em um autodeclarado combate contra o crime que para além da letalidade parece não apresentar nenhum resultado direto na melhoria da segurança dessas cidades. Para mostrar o suposto sucesso dessas operações, os policiais geralmente apresentam fuzis que pouca gente se pergunta de onde vem, e dão números de quantidade de drogas apreendidas que nunca diminuem sua circulação no país.
O único saldo que parece restar é de mais tensão, mais violência, mais sangue e vidas que nunca poderão ser recuperadas, como a de Thiago Menezes Flausino de 13 anos, morto na Cidade de Deus no último domingo, dia 06 de agosto, com diversas testemunhas alegando alteração na cena do crime por parte dos policiais. Para tratar desse tema urgente o Pauta recebe dois especialistas da área da segurança pública num programa com dois blocos. No primeiro, Andrea Dip e Clarissa Levy conversam com Samira Bueno, diretora executiva do Fórum de Segurança Pública, que traz um panorama nacional sobre o contexto dessas operações. No segundo bloco, a conversa é com Dimitri Sales, diretor do Condepe – Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana – do Estado de São Paulo, que desde o início está acompanhando de perto a operação da baixada santista. Ele conta o cenário assustador que encontrou na cidade, os relatos locais e como estão as ações enquanto a operação continua.