Buscar
Podcast

Maceió, Braskem e o poço sem fundo – com Alice Maciel e Mariama Correia

Podcast traz detalhes do maior desastre ambiental em andamento no país, em uma zona urbana

Ouça agora:

Podcast
15 de dezembro de 2023
08:00
Este artigo tem mais de 1 ano

EP 102 Maceió, Braskem e o poço sem fundo – com Alice Maciel e Mariama Correia

Podcast traz detalhes do maior desastre ambiental em andamento no país, em uma zona urbana

0:00

O Pauta de hoje fala sobre o poço sem fundo do crime ambiental no Brasil. Desta vez, as vítimas são milhares de moradores de Maceió, uma cidade que afunda diante dos nossos olhos, resultado das atividades de mineração da gigante Braskem ao longo de 40 anos.

Em 2018, o solo da cidade começou a tremer, causando rachaduras e fissuras em casas e estabelecimentos comerciais, e afundando o chão onde uma das minas da Braskem começou a se deteriorar.

Em 2019, um laudo do Serviço Geológico Brasileiro foi conclusivo: foram as atividades de mineração as causadoras dos tremores. De lá para cá, milhares de moradores tiveram que deixar suas casas, os bairros onde cresceram e criaram suas memórias, começando uma ingrata jornada em busca de reparação.

Agora, em 2023, o caso, que é o maior desastre ambiental em curso numa zona urbana no país, finalmente ganhou repercussão nacional a partir de novos tremores e o afundamento cada vez mais acelerado do solo da cidade, indicando o possível iminente colapso de pelo menos uma das 35 minas de extração da Braskem.

Para traçar um panorama da situação até agora, o Pauta recebe novamente as repórteres Alice Maciel e Mariama Correia, em uma conversa que também reflete sobre as recorrências desse tipo de crime que, no Brasil, parece sempre compensar.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes