Buscar
Podcast

Espionagem: não é só a Abin – com Caio de Freitas Paes

Repórter detalha que monitoramento ilegal pode ser maior do que se espera

Ouça agora:

Podcast
2 de fevereiro de 2024
08:00

EP 105 Espionagem: não é só a Abin – com Caio de Freitas Paes

2 de fevereiro de 2024 · Repórter detalha que monitoramento ilegal pode ser maior do que se espera

0:00

O Pauta 105 aborda as acusações de espionagem ilegal envolvendo a Agência Brasileira de Inteligência, a Abin, que, segundo a Polícia Federal, no período em que foi comandada por Alexandre Ramagem, entre 2019 e 2021, teria monitorado políticos, jornalistas e figuras públicas através de um software israelense chamado FirstMile. No total, a PF acredita que só por este software, pelo menos 30 mil pessoas tenham sido monitoradas.

Porém, reportagens indicam que a Abin não é o único órgão que pode ter utilizado sistemas de espionagem irregulares no Brasil e nem o FirstMile é o único software desse tipo adquirido por secretarias e governos nos últimos anos. No novo episódio do Pauta, o repórter Caio de Freitas Paes, que está apurando essa história na Agência Pública há meses, traz informações preocupantes sobre qual pode ser a extensão do uso dos sistemas de monitoramento. 

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes