Buscar
Podcast

Por que o Pantanal queima tanto e tão rápido em 2024? – com Cláudia Gaigher

Jornalista explica queimadas recordes e impactos na região

Ouça agora:

Podcast
19 de julho de 2024
08:00

EP 129 Por que o Pantanal queima tanto e tão rápido em 2024? – com Cláudia Gaigher

19 de julho de 2024 · Jornalista explica queimadas recordes e impactos na região

0:00

Neste ano, o Pantanal enfrenta o mês de junho com mais queimadas desde o início das medições pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 1988. Entre 1º de janeiro e 25 de junho de 2024, o número de hectares queimados já ultrapassou 530 mil – mais que o dobro do mesmo período em 2020, até então o pior da história. Mas se em 2020 estávamos sob um governo pouco preocupado com as causas ambientais, o que explica esses novos dados tão alarmantes? Por que o Pantanal queima tanto e tão rápido em 2024?

Para nos aprofundarmos nas origens e consequências do Pantanal em chamas, o Pauta Pública recebe a jornalista Cláudia Gaigher, especializada em Meio Ambiente e Desenvolvimento Social e Sustentável. Ela morou por 24 anos em Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste do Brasil, fazendo a cobertura jornalística para a TV Morena e TV Globo sobre o Pantanal e o Cerrado, além de cobrir Amazônia, Caatinga e Mata Atlântica. Este ano, ela lançou o livro Diário de uma repórter no pantanal, com relatos pessoais de seu trabalho.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes