EP 180 Pai presente?
O dia dos pais, data comercial comemorada no segundo domingo de agosto, abre espaço para refletirmos sobre os diversos aspectos da paternidade, inclusive a ideia, ainda naturalizada socialmente, de que ao homem cabe apenas o papel de provedor financeiro. Isso quando não abandona completamente a responsabilidade do cuidado. Segundo dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, apenas em 2024, o Brasil emitiu mais de 91 mil certidões de nascimento apenas com o nome da mãe. E, de acordo com o Censo 2022, há quase seis vezes mais mães solo do que pais solo no país.
Neste episódio do Pauta Pública, o educador parental Humberto Baltar, propõe uma reflexão além do atual cenário da ausência paterna no país e questiona o modelo tradicional do papel da figura masculina na criação dos filhos. Ele defende uma paternidade afetiva e efetiva, que deve ir além de oferecer um provimento material e passe também a considerar tudo que envolve também o cuidado emocional.
Ouça o episódio completo e não deixe de curtir e compartilhar o programa. Você também pode contribuir com o nosso trabalho, doando qualquer valor ou se tornando aliado por menos de 1 real por dia. Saiba mais em apoie.apublica.org.