Anastasia aponta e acerta quantidade de desempregados no Brasil e em Minas

Minas Gerais teve o pior número de desocupados desde 2012 no primeiro trimestre deste ano

Debate na Band de Minas Crise econômica desemprego

Bruno Fonseca
1 minutos

“Temos no Brasil 13 milhões de desempregados, só em Minas, de fato, mais de um milhão”, Antonio Anastasia, candidato do PSDB, durante debate realizado pela Rede Bandeirantes no dia 16 de agosto.

O ex-governador e candidato ao governo de Minas está correto. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil registrou 12,9 milhões de pessoas desocupadas no segundo trimestre de 2018, sendo 1,2 milhão em Minas Gerais. Por isso, o Truco nos Estados, projeto de checagem da Agência Pública, classificou a afirmação como verdadeira.

O IBGE mede trimestralmente a quantidade de pessoas de 14 anos ou mais de idade desocupadas através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (PNAD). O total de pessoas desocupadas no Brasil diminuiu no segundo trimestre de 2018 em relação ao primeiro, tendência que também ocorreu em Minas Gerais. No primeiro trimestre, o número de desempregados no Brasil ultrapassou os 13 milhões.

Na série recente da PNAD, desde 2012, o maior valor de desocupados no país foi registrado no primeiro trimestre de 2017, quando mais de 14 milhões de pessoas estavam sem emprego. Já em Minas, o pior resultado foi no início deste ano, com 1,4 milhão de desocupados no estado.

Procurada, a assessoria do candidato afirmou que a intenção do senador é “fazer uma campanha com base na verdade, mostrando a realidade para, a partir dela, com propostas factíveis, poder colaborar para reconstruir Minas Gerais”.

Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo
Antonio Anastasia - PSDB
Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo

Poucas, mas ocorreram: além de um preso que escapou disfarçado na trouxa de roupas, dois detentos no regime semiaberto saíram da prisão

Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo
Antonio Anastasia - PSDB
Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo

Candidato tem razão em apontar que PL retiraria verba da duplicação da rodovia, mas valor que seria reduzido é menor

MG Candidatos - Minas Gerais

Vice candidatos