Pimentel acerta a quantidade de escolas com acesso à internet no estado

Há 3625 escolas estaduais em Minas. Delas, apenas 36 não possuem conexão à internet

educação

Bruno Fonseca
2 minutos

“Colocamos internet em 97% das escolas do estado”, Fernando Pimentel, atual governador de Minas, durante debate na Rede Bandeirantes.

Pimentel, candidato à reeleição pelo PT, acerta na quantidade de escolas que possuem internet no estado. Segundo a assessoria do petista, a porcentagem foi alcançada em junho de 2018 nas escolas estaduais. A Secretaria de Educação foi apontada como fonte da informação.

Procurada pelo Truco, a Secretaria de Educação confirmou que 96,6% das escolas estaduais em Minas Gerais possuem acesso à internet.

Os dados do Censo Escolar 2017, divulgado em janeiro deste ano, são próximos aos da Secretaria de Educação. De acordo com a publicação, 99% das instituições possuem acesso à internet.

Por isso, o Truco nos Estados, da Agência Pública, considera a afirmação verdadeira.

De acordo com a Secretaria de Educação, a variação ocorre porque existem diferenças na situação das escolas no momento de apuração da Secretaria e do Censo.

Números do acesso à internet nas escolas de Minas

De acordo com o Censo Escolar, há 3625 escolas estaduais em Minas. Delas, apenas 36 não possuem conexão à internet.

É importante notar, contudo, que a quantidade de escolas estaduais com acesso à internet banda larga é menor. Atualmente, está em 88%. Em 2017, o parâmetro do Censo considerou como “banda larga” conexões com velocidade superior a 100 Kbps.

Além disso, nem toda escola com acesso à internet possui computadores para os estudantes — algumas têm máquinas apenas para o administrativo e professores. Ao todo, 95% das instituições disponibilizam computadores para os alunos.

Fonte: Censo Escolar 2017/ Inep

Acesso à internet é diferente nas redes municipal e federal

Os números são ainda piores considerando as escolas municipais. Cerca de 68% delas têm acesso à internet no estado, sendo que em 54% a conexão é de banda larga.

Nas escolas federais, quase todas possuem conexão à internet (98%) — há apenas uma em todo o estado que não possui. Já a conexão banda larga está presente em 95% dessas instituições.

Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo
Antonio Anastasia - PSDB
Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo

Poucas, mas ocorreram: além de um preso que escapou disfarçado na trouxa de roupas, dois detentos no regime semiaberto saíram da prisão

Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo
Antonio Anastasia - PSDB
Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo

Candidato tem razão em apontar que PL retiraria verba da duplicação da rodovia, mas valor que seria reduzido é menor

MG Candidatos - Minas Gerais

Vice candidatos