Certo, Anastasia: PIB de Minas e do Brasil eram bem melhores em 2010

Anastasia acerta cenário econômico há 8 anos, quando governou o estado após a saída de Aécio Neves; Lula era presidente

Crise econômica Economia

Eliziane Lara
2 minutos

“O clima da eleição de 2010 era muito diferente do deste ano. Em 2010, o PIB do Estado subiu mais de 8%, o do Brasil mais de 7%”, Antonio Anastasia, candidato ao governo de Minas Gerais, em entrevista publicada pelo portal O Tempo.

Antonio Anastasia acertou as taxas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais e do Brasil no ano de 2010 — à época, era ele quem governava o estado de Minas, logo após a saída de Aécio Neves (PSDB). Já o Governo Federal era chefiado por Lula (PT).

Segundo a Fundação João Pinheiro, o crescimento real do PIB do estado foi de 8,9% em 2010. Já o PIB brasileiro cresceu 7,5% no mesmo ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O candidato também está certo ao comparar o clima de 2010 com o atual. Do ponto de vista do crescimento do PIB, a economia tem registrado índices bem mais baixos atualmente. O PIB de Minas Gerais em 2017, por exemplo, aumentou apenas 0,6% em relação a 2016. O Brasil apresentou desempenho semelhante: o PIB nacional fechou 2017 com aumento de 1% em relação ao ano anterior.

Por isso, o Truco nos Estados – projeto de checagem de fatos da Agência Pública – atribui o selo verdadeiro à afirmação do candidato. Procurada, a assessoria não acrescentou comentários à checagem até a publicação do texto.

Fatores que explicam o crescimento do PIB em 2010

O valor total do PIB produzido pela economia mineira em 2010 foi de R$ 351,4 bilhões. De acordo com relatório da Fundação João Pinheiro, o crescimento do PIB em Minas e no Brasil se deve à baixa base de comparação do ano anterior. “Em 2009, o nível de atividade econômica foi bastante afetado pela restrição mundial de crédito e pela diminuição da demanda internacional dos produtos nacionais direcionados para o mercado externo”, aponta o relatório.

Em Minas Gerais, a extração de minério de ferro teve grande participação no desempenho do PIB: em 2010, o índice de volume do valor adicionado da indústria de extração mineral teve acréscimo de 29,0% no estado.

Em termos nacionais, no ano de 2010, o setor de serviços registrou o melhor desempenho: aumento de 4,6%. Nesse conjunto, tiveram destaque intermediação financeira e seguros, com crescimento de 11,4%, comércio (atacadista e varejista), com aumento de 7,5%, e transporte, armazenagem e correio (que abrange transporte de passageiros e de carga), com aumento de 5,3%.

Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo
Antonio Anastasia - PSDB
Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo

Poucas, mas ocorreram: além de um preso que escapou disfarçado na trouxa de roupas, dois detentos no regime semiaberto saíram da prisão

Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo
Antonio Anastasia - PSDB
Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo

Candidato tem razão em apontar que PL retiraria verba da duplicação da rodovia, mas valor que seria reduzido é menor

MG Candidatos - Minas Gerais

Vice candidatos