Lacerda construiu um hospital, mas inaugurou apenas parte dos leitos prometidos

Capacidade máxima do hospital só foi atendida um ano após ex-prefeito ter deixado o cargo

Saúde

Natalia Vieira
1 minutos

“[Na minha gestão frente à Prefeitura de BH] construímos um hospital de 450 leitos” – Márcio Lacerda, do PSB, durante debate realizado pela Rede Bandeirantes no dia 16 de agosto.

O candidato se refere ao Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, mais conhecido como Hospital do Barreiro. De fato, a obra foi realizada durante a gestão de Lacerda. No entanto, de acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, a estrutura foi inaugurada em 2015 de forma parcial, funcionando com 47 leitos até setembro de 2016. A partir de setembro do mesmo ano, o hospital chegou a funcionar com 90 leitos.

Em dezembro de 2016 o mandato do ex-prefeito de Belo Horizonte teve fim. O atual prefeito da capital mineira é Alexandre Kalil (PHS), que assumiu o cargo em janeiro de 2017. Em agosto de 2017, o Hospital do Barreiro passou a funcionar com 190 leitos. Apenas em dezembro de 2017 passou a funcionar com a capacidade máxima, passando a ter 460 leitos.

Assim, como a fala de Márcio Lacerda traz uma informação correta, mas falta uma explicação sobre o pequeno número de leitos na época da inauguração, bem distante da capacidade máxima de 450 leitos, o Truco nos Estados, projeto de checagem da Agência Pública, classifica a afirmação do político como sem contexto.

As obras do Hospital do Barreiro tiveram início em 2010 e a previsão inicial era a de que o hospital começasse a funcionar em 2012.

Procurado, o candidato não se posicionou sobre a checagem até a publicação do texto.

Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo
Antonio Anastasia - PSDB
Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo

Poucas, mas ocorreram: além de um preso que escapou disfarçado na trouxa de roupas, dois detentos no regime semiaberto saíram da prisão

Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo
Antonio Anastasia - PSDB
Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo

Candidato tem razão em apontar que PL retiraria verba da duplicação da rodovia, mas valor que seria reduzido é menor

MG Candidatos - Minas Gerais

Vice candidatos