Mares Guia exagera ao afirmar que expandiu o Ensino Médio para todos os municípios de Minas Gerais

O número de municípios atendidos, de fato, aumentou, mas não tanto quanto afirmou o candidato

educação

Gabriella Hauber
2 minutos

“Passamos de escolas de ensino médio estaduais em 300 municípios para, em dois anos, nos 853 municípios”, João Batista Mares Guias (Rede), candidato a governador, no 21º Congresso Mineiro de Traumatologia e Ortopedia, dia 2 de agosto.

João Batista Mares Guia, do Rede, exagera ao falar sobre a oferta de Ensino Médio nos municípios mineiros durante sua gestão na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Ao ser procurada, a assessoria do candidato disse que a afirmação é referente aos dois anos em que o candidato foi secretário de Educação do estado. Mares Guia foi secretário-adjunto da pasta entre 1995 e 1996 e, em seguida, titular, entre 1997 e 1998.

De acordo com dados do Censo Escolar de 1995 a 1999, enviado pela SEE/MG, em 1998, ano do término do mandato de Mares Guia, 784 municípios mineiros contavam com a oferta de Ensino Médio, 69 a menos do que afirmou Mares Guia. Por isso, o Truco nos Estados classificou a frase do candidato como exagerada.

Em 1999, um ano após o término da atuação de Mares Guia na SEE/MG, o número de municípios atendidos subiu para 792, conforme mostra o gráfico abaixo:

Fonte: Censo Escolar 1995 a 1999/ SEEMG/SI/SIE/Diretoria de Informações Educacionais

A Secretaria informou que não foram encontrados dados de municípios atendidos em 1995, primeiro ano de sua gestão. No entanto, já em 1996 o índice registra 647 cidades, mais que o dobro do que a cobertura de 300 municípios que ele alega ter encontrado em 1995.

A assessoria do candidato João Batista Mares Guia também enviou à nossa reportagem cópias do Diário Oficial do Estado de Minas Gerais de janeiro e fevereiro de 1998, com notícias sobre o reconhecimento, pelo Ministério da Educação (MEC), das ações de melhoria da educação em Minas, o que incluí a expansão do Ensino Médio em municípios do interior do estado. De acordo com a reportagem, Minas Gerais oferecia, à época, a maior cobertura percentual no Ensino Médio do país. Contudo, o Diário Oficial não traz dados sobre o número de municípios atendidos.

Confira também a checagem do Truco – projeto de checagem de fatos da Agência Pública – sobre o segundo trecho da frase de Mares Guia, sobre o número de matrículas durante sua gestão como secretário de Educação de Minas Gerais.

Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo
Antonio Anastasia - PSDB
Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo

Poucas, mas ocorreram: além de um preso que escapou disfarçado na trouxa de roupas, dois detentos no regime semiaberto saíram da prisão

Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo
Antonio Anastasia - PSDB
Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo

Candidato tem razão em apontar que PL retiraria verba da duplicação da rodovia, mas valor que seria reduzido é menor

MG Candidatos - Minas Gerais

Vice candidatos