Pimentel acerta: crimes violentos diminuíram em 2018
A comparação entre registros de 2017 e 2018 revela queda de 30%
“Do ano passado para esse ano, caíram mais de 30% o número de ocorrências de crimes violentos em Minas Gerais”, Fernando Pimentel, candidato do PT, em entrevista ao Portal GGN, veiculada em 10 de agosto de 2018.
O governador e candidato à reeleição em Minas Gerais, Fernando Pimentel, citou corretamente a estatística de crimes violentos no estado. De janeiro a julho deste ano foram registrados 53.581 ocorrências de crimes violentos. No mesmo período, em 2017, foram registradas 77.401 ocorrências. A comparação entre os dois períodos revela a queda de 30,8%. Os dados são do Observatório de Segurança Pública Cidadã da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais. Assim, o projeto de fact-checking da Agência Pública, o Truco nos Estados, classifica a afirmação como verdadeira.
Os dados do Observatório revelam que, contabilizando todos os meses do ano, de 2015 a 2016 houve um aumento de 13% nas ocorrências de crimes violentos: foram 128.335 ocorrências em 2015 e 145.185 em 2016. No entanto, em 2017 as ocorrências registram queda de aproximadamente 13% e chegaram a 126.399.
Os crimes classificados como violentos são: estupro consumado e tentado; estupro de vulnerável consumado e tentado; extorsão mediante sequestro consumado; homicídio consumado e tentado; roubo consumado; e sequestro e cárcere privado consumado.
Fonte: Observatório de Segurança Pública Cidadã/Sistema Integrado de Defesa Social/Secretaria de Estado de Segurança Pública
A assessoria do candidato foi procurada e até a publicação dessa checagem não acrescentou informações à fala do candidato.
Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo
Poucas, mas ocorreram: além de um preso que escapou disfarçado na trouxa de roupas, dois detentos no regime semiaberto saíram da prisão
Faltou contexto, Zema: alteração na Lei de Execução Penal apoiada por Anastasia ainda não foi aprovada e não diminui a pena, mas a forma de cumpri-la
Zema critica, mas ele próprio afirmou que há presos que poderiam sair do regime fechado
Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo
Candidato tem razão em apontar que PL retiraria verba da duplicação da rodovia, mas valor que seria reduzido é menor