Correto, Anastasia: 220 municípios tiveram ligação concluída durante gestão dos tucanos
Wikimedia Commons
PSDB - Antonio Anastasia

Correto, Anastasia: 220 municípios tiveram ligação concluída durante gestão dos tucanos

Programa Pró-Acesso realizou obras de pavimentação de estradas em Minas

Asfaltamento das estradas de Minas Gerais Investimento Obras Transporte

Filipe Motta
2 minutos

“Ligamos 220 municípios por asfalto” – Antonio Anastasia (PSDB), em entrevista ao jornal Estado de Minas.

Em entrevista à repórter Juliana Cipriani, em maio deste ano, o senador e candidato ao governo de Minas Antonio Anastasia (PSDB) afirmou que as suas gestões ligaram 220 municípios por asfalto. A informação foi repetida no último dia 20 de agosto, em encontro com mulheres, em Belo Horizonte. O Truco nos Estados – projeto de checagem de fatos da Agência Pública – verificou as informações mencionadas pelo candidato e concluiu que ela é verdadeira.

O Truco procurou a assessoria do ex-governador e perguntou qual a fonte das informações. A assessoria informou que a frase trata do Programa Pró-Acesso. Os dados abrangem obras realizadas também na gestão Aécio Neves (2003-2010), do qual Anastasia era vice-governador. Após a renúncia de Aécio em março de 2010, Anastasia assumiu, foi reeleito como governador nas eleições daquele ano e comandou o estado até abril de 2014.

De acordo com a versão 2007 do relatório de avaliação do Planejamento Plurianual (PPAG), 78 municípios tiveram suas rodovias de acesso pavimentadas entre 2004 e 2007 (p. 20). Já a versão de 2011 do relatório, aponta que ligações a 196 municípios haviam sido pavimentados pelo Programa Pró-Acesso até aquele ano. Outras 24 obras de pavimentação encontravam-se em andamento (p. 434). Em 2012, o relatório de avaliação do PPAG afirma que “dos 225 trechos previstos no programa, 208” estavam prontos (p. 356). E versão de 2013 do documento aponta a “conclusão de acessos de quatro municípios” (p. 410). Por fim, a versão 2014 do relatório de avaliação do PPAG aponta que naquele ano, último de Anastasia à frente do governo de Minas, “foram pavimentados 475,8 quilômetros, tendo sido concluídos 8 trechos” (p. 29).

Assim, entre 2003 e 2014, Anastasia e Aécio asfaltaram acessos de 220 municípios, conforme a fala do senador. Os relatórios do PPAG estão disponíveis no site da Secretaria de Planejamento de Minas, divididos por ano: 2008 a 2011, 2012, e 2013 a 2016.

A assessoria de comunicação do Departamento de Edificações e de Estradas de Rodagens de Minas Gerais (DEER-MG) foi procurada para confirmar os números levantados nos relatórios de revisão do PPAG, mas não se posicionou a respeito.

Confira também a checagem do Truco sobre o segundo trecho da frase de Anastasia sobre asfaltamentos, em que ele faz referência às obras da gestão Fernando Pimentel.

Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo
Antonio Anastasia - PSDB
Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo

Poucas, mas ocorreram: além de um preso que escapou disfarçado na trouxa de roupas, dois detentos no regime semiaberto saíram da prisão

Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo
Antonio Anastasia - PSDB
Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo

Candidato tem razão em apontar que PL retiraria verba da duplicação da rodovia, mas valor que seria reduzido é menor

MG Candidatos - Minas Gerais

Vice candidatos