Adalclever exagera a economia com passagens e deslocamento na Assembleia de Minas

Candidato afirmou ter economizado 70%, mas o número real é de 30%

Gestão pública

Bruno Fonseca, Alexandre Policarpo
2 minutos

“Em transporte, nós economizamos quase 70% [na Assembleia Legislativa de Minas Gerais]”, Adalclever Lopes, candidato a governador de Minas Gerais pelo MDB, em entrevista ao jornal MG1, da Globo Minas.

Adalclever Lopes não economizou 70% em transporte na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), órgão que o candidato a governador de Minas Gerais pelo MDB preside desde 2015.

Segundo a prestação de contas da Assembleia, o total de gastos com passagens e despesas com locomoção subiu no primeiro ano de mandato de Adalclever, mas caiu nos seguintes. No último ano fechado, 2017, os gastos com passagem são cerca de 30% menores que de 2015, primeiro ano da gestão de Adalclever, cujo orçamento foi aprovado em 2014, antes da sua entrada. Foi considerada a inflação no período.

Ou seja, os gastos de 2017 equivalem a 70% dos gastos de 2015, o que significa uma economia de 30%.

O Truco nos Estados – projeto de checagem de fatos da Agência Pública – procurou a assessoria do candidato, que não explicou a fonte da afirmação. Perguntamos se ele teria se confundido ao afirmar a economia de 70% com o dado de 30%, mas não obtivemos resposta. Por isso, a afirmação foi considerada ‘exagerada’.

Esses gastos representam a soma das despesas com passagens (aéreas, fluviais ou marítimas), taxas de embarque, seguros, fretamentos, pedágios, locação ou uso de veículos para transporte de pessoas e suas respectivas bagagens.

Gastos caíram menos que afirma o deputado

Quando se corrige os gastos da Assembleia pela inflação, segundo a prestação de contas da Assembleia, o total de gastos com passagens e despesas com locomoção subiu no primeiro ano de mandato de Adalclever, cujo orçamento foi aprovado pela gestão anterior. Contudo, após 2014, esse tipo de despesa caiu ano a ano. De toda forma, a economia ao final dos quatro anos, fica longe dos 70% afirmados pelo candidato.

 

Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo
Antonio Anastasia - PSDB
Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo

Poucas, mas ocorreram: além de um preso que escapou disfarçado na trouxa de roupas, dois detentos no regime semiaberto saíram da prisão

Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo
Antonio Anastasia - PSDB
Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo

Candidato tem razão em apontar que PL retiraria verba da duplicação da rodovia, mas valor que seria reduzido é menor

MG Candidatos - Minas Gerais

Vice candidatos