O número de matrículas no Ensino Médio mais que dobrou, mas não atingiu o valor dito por Mares Guia

Ex-secretário de Educação exagerou ao dizer que, durante sua gestão, matrículas no Ensino Médio foram para mais de 800 mil

educação

Gabriella Hauber
2 minutos

“Aumentamos a matrícula do ensino médio de pouco menos de 300 mil alunos para mais de 800 mil alunos [nos dois anos em que foi secretário de educação de Minas Gerais]”, João Batista Mares Guias (Rede), candidato a governador, no 21º Congresso Mineiro de Traumatologia e Ortopedia, dia 2 de agosto.

João Batista Mares Guia, do Rede, exagerou ao falar sobre o aumento das matrículas durante sua passagem na secretaria estadual de Educação em Minas Gerais nos anos 1990. Ele foi secretário-adjunto da pasta entre 1995 e 1996 e, em seguida, titular, entre 1997 e 1998. Ao ser procurada, a assessoria do candidato disse que a frase em questão se referiu aos dois anos em que Mares Guia foi titular.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de matrículas no Ensino Médio de fato aumentou — mais que dobrou durante a gestão de Mares Guia — mas ainda assim não atingiu o patamar que o candidato afirma. Por isso, o Truco nos Estados classificou a frase como exagerada.

Em toda a gestão de Mares Guia, incluindo quando o político foi secretário-adjunto, o número de matrículas no Ensino Médio na rede estadual aumentou para 553.172. As matrículas tiveram crescimento mesmo após sua gestão, mas até 1999 não atingiram o patamar de 800 mil.

Além disso, ao assumir como titular, em 1997, Mares Guias encontrou 468 mil alunos, número consideravelmente maior que os 300 mil mencionados.

A assessoria do candidato também enviou ao Truco cópias do Diário Oficial do Estado de Minas Gerais de janeiro e fevereiro de 1998, com notícias sobre o reconhecimento, pelo Ministério da Educação (MEC), das ações de melhoria da educação em Minas. As reportagens apontam a expansão no número de matrículas, inclusive de indígenas, por meio da nucleação das escolas, que tinha como objetivo concentrar os alunos em menor número de estabelecimentos. Mesmo nas referências enviadas pela assessoria, o número de matriculados no período está em cerca de 700 mil.

Confira também a outra checagem do Truco – projeto de checagem de fatos da Agência Pública – sobre a declaração do candidato a respeito da cobertura da rede estadual de ensino.

Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo
Antonio Anastasia - PSDB
Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo

Poucas, mas ocorreram: além de um preso que escapou disfarçado na trouxa de roupas, dois detentos no regime semiaberto saíram da prisão

Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo
Antonio Anastasia - PSDB
Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo

Candidato tem razão em apontar que PL retiraria verba da duplicação da rodovia, mas valor que seria reduzido é menor

MG Candidatos - Minas Gerais

Vice candidatos