Dirlene Marques acerta a cidade mais violenta e a mais pacífica em Minas

Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, é a cidade com a maior taxa de homicídios no estado

Segurança Pública Violência

Eliziane Lara
2 minutos

“[de acordo com o Atlas da Violência 2017] Betim é a cidade mais violenta em Minas Gerais, com uma taxa de homicídios de 51,5 a cada 100 mil habitantes. Araxá, na Região do Alto Paranaíba, é a cidade que apresentou índice mais baixo de violência no estado, com 5,9 homicídios por 100 mil habitantes”, Dirlene Marques, candidata do PSOL, em entrevista ao jornal O Tempo, veiculada no dia 13 de agosto de 2018.

A candidata citou corretamente as taxas de homicídios do Atlas da Violência 2017 — publicação anual que reúne dados de segurança pública realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Nela, Betim consta como a cidade com maior taxa de homicídios dentre os municípios com mais de 100 mil habitantes, enquanto Araxá é a com menor taxa. Por isso, o projeto de fact-checking da Agência Pública, o Truco nos Estados, classifica a afirmação como verdadeira.

O Atlas da Violência contabiliza taxas de homicídio apenas em municípios com mais de 100 mil habitantes. A publicação considera como homicídios mortes violentas causadas por agressões, intervenções legais e mortes violentas com causa indeterminada, tomando como referência o município de residência da vítima. A fonte dos dados são o Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/MS).

Tanto na versão de 2017 (com dados referentes a 2015), quanto na mais recente, de 2018 (com dados de 2016), Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi a cidade mineira com maior taxa de homicídios. Em 2017, a taxa em Betim era de 51,5 homicídios para cada 100 mil habitantes, já em 2018 foi de 60,8. A cidade com maior taxa da lista em 2017 foi Altamira (PA) com 107 e, em 2018, Queimados (RJ) com 134,9.

Contudo, se no Atlas de 2017 Araxá era a cidade mineira com menor taxa de homicídios — em 5º lugar entre os 30 municípios brasileiros mais pacíficos —, no Atlas de 2018 é Varginha que ocupa essa colocação. No último ano, a taxa em Varginha foi de 6,7 homicídios a cada 100 mil habitantes, enquanto a de Araxá foi de 10,6.

Procurada, a assessoria não acrescentou mais informações à fala da candidata.

Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo
Antonio Anastasia - PSDB
Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo

Poucas, mas ocorreram: além de um preso que escapou disfarçado na trouxa de roupas, dois detentos no regime semiaberto saíram da prisão

Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo
Antonio Anastasia - PSDB
Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo

Candidato tem razão em apontar que PL retiraria verba da duplicação da rodovia, mas valor que seria reduzido é menor

MG Candidatos - Minas Gerais

Vice candidatos