Zema subestima cobertura do SAMU em Minas Gerais

Diferença é pequena, mas dados atualizados mostram uma maior cobertura do serviço de atendimento móvel a urgências no estado

Saúde

Bruno Fonseca
1 minutos

“40% dos municípios mineiros ainda estão sem cobertura do SAMU”, Romeu Zema, do NOVO, no plano de governo do candidato.

O Truco — projeto de checagem da Agência Pública — procurou a assessoria de Romeu Zema, que informou que a fonte dos dados é uma reportagem do jornal Hoje em Dia de janeiro deste ano. Na matéria, 61,3% dos municípios de Minas possuíam cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU.

No plano de governo, o dado é usado por Zema para apontar que é preciso investir na saúde de forma regionalizada, já que municípios pequenos “possuem pouca ou nenhuma estrutura para sediar um hospital”, afirma. “Assim, é preciso priorizar o fortalecimento do atendimento regionalizado da Saúde, colocando em funcionamento os Hospitais Regionais e garantindo maior cobertura do SAMU”, diz o plano.

Procurada, a Secretaria Estadual de Saúde de Minas, informou que atualmente a cobertura é ainda maior: 66,35% dos municípios mineiros têm algum serviço do SAMU, ou seja, 33,65% não o possuem – e não 40% como afirmou o candidato. Por isso, o Truco classificou a afirmação de Zema como subestimada, visto que a cobertura atual é melhor que a dita pelo candidato.

O SAMU pode ser tanto municipal, administrado pelas prefeituras, ou regional, administrado por um consórcio de prefeituras, atendendo a uma macro-região. Atualmente, 64,36% dos municípios possuem SAMU regional e 1,99% têm o municipal.

A cobertura do SAMU atende a 73,01% da população mineira.

Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo
Antonio Anastasia - PSDB
Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo

Poucas, mas ocorreram: além de um preso que escapou disfarçado na trouxa de roupas, dois detentos no regime semiaberto saíram da prisão

Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo
Antonio Anastasia - PSDB
Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo

Candidato tem razão em apontar que PL retiraria verba da duplicação da rodovia, mas valor que seria reduzido é menor

MG Candidatos - Minas Gerais

Vice candidatos