Anastasia traz interpretação discutível sobre os resultados do IDEB para criticar Pimentel

Órgão do governo afirma que não faz um ranking — como vários estados empatam, há divergência sobre colocação

Debate da TV Alterosa em Minas Gerais educação

Bruno Fonseca
4 minutos

“[No Ideb, em 2013, Minas Gerais pontuou] um quarto lugar. Agora nós temos o 12º lugar e o 9º lugar”, Antonio Anastasia, candidato do PSDB, durante debate da TV Alterosa no dia 18 de setembro.

Anastasia, ex-governador de Minas, que havia citado corretamente os dois primeiros lugares obtidos por Minas no IDEB durante a sua gestão, traz um dado discutível sobre demais colocações, incluindo os resultados durante a gestão de Fernando Pimentel (PT), a qual ele critica.

O IDEB é a sigla para Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, utilizado desde 2007 pelo Ministério da Educação. O índice é calculado a cada dois anos a partir de dados sobre aprovação escolar, do Censo Escolar, e das médias de desempenho nas duas avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep): o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicado nacionalmente e nos estados e no Distrito Federal; e a Prova Brasil, no caso dos municípios.

O IDEB dá pontuações em três faixas: a 4ª série/5º ano, chamados anos iniciais do Ensino Fundamental; a 8ª série/9º ano, os anos finais; e a 3ª série do Ensino Médio. O resultado é uma nota que vai de zero a 10.

Procurada pelo Truco, a assessoria do Inep explicou que o órgão não realiza um ranking, apenas divulga as notas.

A falta de um ranking realizado pelo Inep leva a um problema: muitos estados empatam com a mesma nota e, segundo o próprio Inep, não há um critério de desempate. Questionado, o Inep se limitou a dizer que “não tem como afirmar quem tem os melhores índices” e que “cabe ao jornalista fazer o levantamento com base nas informações disponíveis no portal do Inep”.

Isso gera a duas interpretações possíveis dos resultados, que levaram à atribuição do selo de discutível.

Avaliação do Truco

Segundo a apuração do Truco, em 2013, ano citado por Anastasia, Minas Gerais estava em 3º lugar na 3ª série do Ensino Médio — posição ainda melhor que a afirmada pelo candidato. Isso ocorre porque Goiás esteve no 1º lugar, com uma nota de 3.8, e Rio Grande do Sul e São Paulo empataram em 2º lugar, com uma nota de 3.7.

Como o Inep não tem critérios para o desempate entre dois estados, o Truco considera que Minas Gerais, com uma nota de 3.6, está em 3º lugar.

Em 2017, último ano divulgado do IDEB, essa falta de critério para o desempate também gerou posições diferentes das que afirmou o candidato. Segundo os resultados, Minas está em 3º lugar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, 7ª posição nos anos finais e 6º lugar no Ensino Médio.

Isso ocorre por uma série de empates: para se ter uma ideia, as notas da 3ª série do Ensino Médio em 2017 foram iguais para Ceará, Rondônia e São Paulo, que dividem a 4ª colocação com um resultado de 3.8. Em seguida, Paraná e Tocantins estão empatados com 3.7, na 5ª posição. Só então chega Minas Gerais, empatado em 6º lugar com Acre, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, com uma nota de 3.6.

Assessoria do candidato discorda

Procurada pelo Truco, a assessoria do candidato discordou do método de considerar que estados com a mesma nota dividem uma mesma posição. Segundo o critério adotado por Anastasia, Minas Gerais estaria na 12° posição, por exemplo, pois existem onze estados com nota maior na oitava série e nono ano, ainda que muitos destes estejam empatados e existam apenas seis notas superiores ao índice de Minas. Contudo, a lógica de separar em posições diferentes estados com a mesma nota não é aplicada para Minas Gerais, justo porque não há critério de desempate possível.

A assessoria afirmou que, “lamentavelmente, Minas Gerais despencou na qualidade do ensino nas escolas da rede estadual, como mostra o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ano de 2017. Nos anos finais do ensino fundamental, Minas ocupava o primeiro lugar no ranking em 2013 e caiu para a 12° colocação em 2017, atrás dos seguintes estados: Goiás, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Ceará e Pernambuco.E empatado com Espírito Santo e Tocantins.”.

Ainda acrescentou que “no ensino médio, Minas caiu da quarta posição em 2013 para o 9° lugar no ano passado, atrás dos seguintes estados: Goiás, Espírito Santo, Pernambuco, Ceará, Rondônia, São Paulo, Paraná e Tocantins. Está empatado com Acre, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.”

Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo
Antonio Anastasia - PSDB
Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo

Poucas, mas ocorreram: além de um preso que escapou disfarçado na trouxa de roupas, dois detentos no regime semiaberto saíram da prisão

Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo
Antonio Anastasia - PSDB
Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo

Candidato tem razão em apontar que PL retiraria verba da duplicação da rodovia, mas valor que seria reduzido é menor

MG Candidatos - Minas Gerais

Vice candidatos