Correto: Adalclever Lopes foi eleito presidente da Assembleia por unanimidade em duas ocasiões

Em 2015, ele era o candidato de uma chapa única e, na reeleição em 2016, também foi o único a pleitear a presidência da casa

Debate da TV Alterosa em Minas Gerais Política

Gabriella Hauber
2 minutos

“Eu fui eleito por unanimidade. Eu fui eleito pelo PSDB, pelo PT, pelo PR, por todos os partidos que compõem a Assembleia Legislativa”, Adalclever Lopes, do MDB, no debate da TV Alterosa no dia 18 de setembro.

Adalclever Lopes, candidato do MDB ao governo de Minas, está certo ao afirmar que foi eleito e reeleito presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) por unanimidade. Ele era o único candidato ao cargo nas duas eleições. Por isso, o Truco nos Estados, da Agência Pública, classificou a frase do candidato como verdadeira.

De acordo com o Diário do Legislativo do dia 3 de fevereiro de 2015, Adalclever foi eleito presidente da Casa por unanimidade. Na ocasião, ele era o único concorrente, uma vez que houve registro de chapa única para os sete cargos da disputa. Os outros membros da chapa eram os deputados: Hely Tarqüínio/PV (1º vice-presidente); Lafayette de Andrada/PRV (2º vice-presidente); Braulio Braz/PTB (3º vice-presidente); Ulysses Gomes/PT (1º secretário); Alencar da Silveira Jr/PDT (2º secretário); Doutor Wilson Batista/PSD (3º-secretário).

Nas eleições de 2016, a situação se repetiu: Adalclever era o candidato à reeleição por uma chapa única. Inicialmente, havia duas candidaturas avulsas para os cargos de 1º vice-presidente e 1º secretário, mas elas foram retiradas antes da votação. Completavam a chapa vencedora de Adalclever os deputados: Lafayette de Andrada/PSD (1º vice-presidente); Dalmo Ribeiro Silva/PSDB (2º vice-presidente); Inácio Franco/PV (3º vice-presidente); Rogério Correia/PT (1º secretário); Alencar da Silveira Jr./PDT (2º secretário); Arlen Santiago/PTB (3º secretário).

Para ser eleito, o candidato à presidência precisa ter a maioria dos votos da composição da Assembleia, o que significa 39 deputados a favor. Já os outros cargos necessitam apenas de uma maioria simples entre os presentes na votação. As votações são cargo a cargo, passando por cada candidato. Os deputados podem votar “Sim” ou “Branco”, não havendo a opção “Não”.

As eleições para a composição da Mesa da ALMG são bienais e ocorrem sempre no mês de dezembro do segundo ano legislativo. De acordo com a assessoria da Assembleia, qualquer deputado pode pleitear um dos sete cargos. A posse ocorre em fevereiro do ano seguinte à eleição. Dentre as funções da Mesa estão conduzir os trabalhos legislativos, propor alterações no Regimento Interno da Casa, conceder licença ao governador e vice-governador, promulgar emendas à Constituição, além de orientar os serviços administrativos e ordenar despesas.

Procurada, a assessoria não respondeu ao Truco até a publicação da checagem.

Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo
Antonio Anastasia - PSDB
Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo

Poucas, mas ocorreram: além de um preso que escapou disfarçado na trouxa de roupas, dois detentos no regime semiaberto saíram da prisão

Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo
Antonio Anastasia - PSDB
Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo

Candidato tem razão em apontar que PL retiraria verba da duplicação da rodovia, mas valor que seria reduzido é menor

MG Candidatos - Minas Gerais

Vice candidatos