Buscar

Ouvimos os depoimentos de moradores da periferia e, nas falas, um tema comum: a violência durante os enquadros

Vídeo
Toca vídeo
5 de dezembro de 2016
15:34
Este artigo tem mais de 6 ano

Em 2015, a Polícia Militar do Estado realizou mais de três milhões de abordagens na capital, algo como 255 mil por mês, 8 mil por dia, 300 por hora, 5 por minuto. A informação, obtida da Secretaria de Segurança Pública (SSP) via Lei de Acesso à Informação, indica que o procedimento se concentra, sobretudo, nas regiões Leste e Sul, com mais de 65% das abordagens. Diante dos dados, a Pública colheu depoimentos em primeira pessoa de diversas fontes sobre os chamados “enquadros” na periferia de paulistana.

Precisamos te contar uma coisa: Investigar uma reportagem como essa dá muito trabalho e custa caro. Temos que contratar repórteres, editores, fotógrafos, ilustradores, profissionais de redes sociais, advogados… e muitas vezes nossa equipe passa meses mergulhada em uma mesma história para documentar crimes ou abusos de poder e te informar sobre eles. 

Agora, pense bem: quanto vale saber as coisas que a Pública revela? Alguma reportagem nossa já te revoltou? É fundamental que a gente continue denunciando o que está errado em nosso país? 

Assim como você, milhares de leitores da Pública acreditam no valor do nosso trabalho e, por isso, doam mensalmente para fortalecer nossas investigações.

Apoie a Pública hoje e dê a sua contribuição para o jornalismo valente e independente que fazemos todos os dias!

apoie agora!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.