Buscar
Agência de jornalismo investigativo
Vídeo

Uma comunidade contra o óleo

Nossa reportagem mostra os impactos da chegada do óleo em Canavieiras, na Bahia, e flagra o armazenamento em escola abandonada

Vídeo
Assistir vídeo
3 de dezembro de 2019
12:10
Este artigo tem mais de 5 ano

“35 toneladas de óleo dentro de Canavieiras é pouco”, pergunta Tatiana Miranda, pescadora e marisqueira no município de Canavieiras, no sul da Bahia. Ali, a comunidade se mobilizou para enfrentar a chegada de toneladas de petróleo cru de origem desconhecida que atingiu mais de 700 praias do litoral brasileiro. 

No vídeo, mostramos os impactos na vida de pescadores que dependem da venda de peixes e mariscos além da mobilização coletiva para mitigar os impactos ambientais na região. Para enfrentar o “monstro”, como diz um deles, foi criada a SOS Mangue Mar Canes, um grupo de 300 pescadores e extrativistas que monitoram o problema com a ajuda de voluntários. 

Por outro lado, na base do improviso, a prefeitura local armazena o óleo numa escola abandonada a espera do governo estadual, que afirma não ser sua obrigação a destinação final do produto. “O estado não tem obrigação de fazer a coleta do óleo, mesmo assim está apoiando as ações municipais, até que seja definida uma destinação final”. O Inema, reitera, no entanto, que em Canavieiras todo o resíduo “está sendo encaminhado para a CTR Bahia Resíduos”.

Reportagem, imagem, edição, montagem
Joana Moncau

Coordenação
Thiago Domenici

Imagens da marcha
Raíssa Celina da Costa Sousa

Imagens de celular
Arquivo SOS Mangue Mar Canes

Trilhas
Jingle Punks

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes