Buscar
Agência de jornalismo investigativo
Checagem

Desabafo de Ciro Gomes escondido pela Globo é notícia falsa

Corrente de WhatsApp diz que entrevista de ex-governador teria sido ocultada, mas depoimento ocorreu em programa da RedeTV!

Checagem
11 de abril de 2017
15:34
Este artigo tem mais de 7 ano
Ciro Gomes em entrevista ao programa É Notícia, da RedeTV!.
Ciro Gomes em entrevista ao programa É Notícia, da RedeTV!. Foto: Reprodução

“Isso foi ao vivo. A Globo não teve como evitar esse desabafo do Ciro Gomes. Foi bem cedo no Bom Dia Brasil, pois, imediatamente após, algumas pessoas do Congresso e do Senado ligaram para a Rede Globo e retiraram o vídeo da pauta dos demais telejornais do dia. Repassem a todos de suas listas de contatos. Sem dó! Vale a pena compartilhar!!!” – Corrente enviada pelo WhatsApp, de autoria desconhecida

Falso

Uma corrente de WhatsApp alerta: a Rede Globo não conseguiu evitar o desabafo do ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) ao entrevistá-lo no seu telejornal matinal, o Bom Dia Brasil. “Pessoas do Congresso Nacional” teriam ligado para reclamar e, depois disso, nenhum outro telejornal da emissora repercutiu a fala. A mensagem vem acompanhada de um vídeo, de 1 minutos e 44 segundos, em que Gomes faz uma série de críticas à reforma da Previdência. O Truco – projeto de fact-checking da Agência Pública – verificou a acusação e descobriu que ela é falsa.

A corrente baseou-se em um fato real, um trecho de uma entrevista de Ciro Gomes, para distorcer o contexto em que ocorreu e, assim, chamar a atenção. Ao despertar a curiosidade para o conteúdo do vídeo e para as circunstâncias em que teria sido ocultado pela Globo, incentiva muitos dos que o receberam a compartilhar a mensagem. É um funcionamento típico das chamadas fake news, ou notícias falsas.

Corrente de WhatsApp afirma que Ciro Gomes (PDT) deu uma entrevista que a Globo tentou esconder
Corrente de WhatsApp afirma que Ciro Gomes (PDT) deu uma entrevista que a Globo tentou esconder. Foto: Reprodução.

A primeira pista de que as informações da mensagem foram manipuladas é a jornalista que faz a entrevista, Amanda Klein. Ela faz parte da equipe da RedeTV!, não da Rede Globo. Logo, não poderia ter ouvido o político no Bom Dia Brasil. O cenário que aparece no vídeo, um fundo azul com desenhos, também não tem nenhuma relação com o do telejornal da Globo.

Uma busca no YouTube com as palavras “Ciro Gomes Amanda Klein RedeTV” traz mais uma pista para resolver o mistério. O primeiro resultado é um vídeo de 40 minutos, com o mesmo cenário, publicado pelo canal do próprio Ciro Gomes. O título é “Ciro Gomes no É Notícia RedeTV! 20/12/2016”. Para ter certeza de que a entrevista realmente ocorreu neste programa, bastou localizar o site oficial no Google ao digitar “É Notícia RedeTV”. A fala completa do ex-governador está lá e ocorreu realmente em 20 de dezembro do ano passado.

A análise de várias fontes mostra que o depoimento não ocorreu em um telejornal da Rede Globo, tornando as outras informações inválidas – integrantes do Congresso não telefonaram para a emissora. Logo, a mensagem usada na corrente de WhatsApp para divulgar a fala de Ciro Gomes é classificada como falsa.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Truco

Este texto foi produzido pelo Truco, o projeto de fact-checking da Agência Pública. Entenda a nossa metodologia de checagem e conheça os selos de classificação adotados em https://apublica.org/truco. Sugestões, críticas e observações sobre esta checagem podem ser enviadas para o e-mail truco@apublica.org e por WhatsApp ou Telegram: (11) 99816-3949. Acompanhe também no Twitter e no Facebook. Desde o dia 30 de julho de 2018, os selos “Distorcido” e “Contraditório” deixaram de ser usados no Truco. Além disso, adotamos um novo selo, “Subestimado”. Saiba mais sobre a mudança.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes