Buscar
Cecília Bastos/USP Imagens

Você conhece algum professor que foi processado por sua posição política? Sabe de pesquisas acadêmicas vetadas por abordarem temas polêmicos? Conte sua história

Da Redação
17 de junho de 2021
14:27
Este artigo tem mais de 2 ano

De bolsas de pesquisas cortadas por falta de verba à desqualificação do conhecimento científico, as universidades brasileiras vivem um momento de desvalorização. Além disso, pipocam relatos de professores e universitários, por todo o país, que têm sido constrangidos, perseguidos ou processados por suas posições políticas ou por simplesmente ministrarem conteúdos ligados à sua disciplina. A Agência Pública quer mapear a perseguição política no ambiente acadêmico. Compartilhe sua história e nos ajude a fazer esse levantamento. 

Você conhece algum professor que foi denunciado, processado ou punido por causa do conteúdo de suas aulas? Ficou sabendo de algum estudante ou grupo de alunos perseguido por sua atuação política na universidade? Ouviu algum relato de pesquisa científica vetada, paralisada ou censurada por abordar um tema considerado polêmico? Tem alguma história para contar relacionada a ameaças à liberdade de cátedra? 

Os jornalistas da Pública querem te ouvir. Para enviar seu relato, responda o questionário abaixo, mande um email para participe@apublica.org ou envie uma mensagem no Whatsapp para (11) 98886-9401. 

Se você é um professor, entendemos que decidir contar histórias do seu local de trabalho poderia colocar em riscos vínculos empregatícios. Nós garantimos que a sua identidade será protegida e as informações que você compartilhar por meio deste questionário só serão publicadas com a sua permissão explícita. Este é apenas um primeiro contato entre você e nossos repórteres.

Precisamos te contar uma coisa: Investigar uma reportagem como essa dá muito trabalho e custa caro. Temos que contratar repórteres, editores, fotógrafos, ilustradores, profissionais de redes sociais, advogados… e muitas vezes nossa equipe passa meses mergulhada em uma mesma história para documentar crimes ou abusos de poder e te informar sobre eles. 

Agora, pense bem: quanto vale saber as coisas que a Pública revela? Alguma reportagem nossa já te revoltou? É fundamental que a gente continue denunciando o que está errado em nosso país? 

Assim como você, milhares de leitores da Pública acreditam no valor do nosso trabalho e, por isso, doam mensalmente para fortalecer nossas investigações.

Apoie a Pública hoje e dê a sua contribuição para o jornalismo valente e independente que fazemos todos os dias!

apoie agora!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.