Buscar

Com a participação do público, vamos monitorar casos de violência como ofensas, ameaças, agressões e assassinatos

Da Redação
10 de agosto de 2022
09:00
Este artigo tem mais de 1 ano

O guarda municipal e tesoureiro do PT Marcelo Arruda comemorava seu aniversário em Foz do Iguaçu (PR) quando foi assassinado a tiros pelo policial apoiador de Jair Bolsonaro Jorge Guaranho. Entre janeiro e junho de 2022, já ocorreram ao menos 214 casos de violência contra lideranças políticas, um aumento de 23% em relação ao primeiro semestre de 2020, último ano eleitoral, de acordo com levantamento do Observatório da Violência Política e Eleitoral (OVPE) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).   

Nas duas últimas eleições, a Agência Pública vem cobrindo casos de violência relacionados ao pleito, pois entendemos que a segurança é essencial para garantir eleições livres e democráticas. Em 2022, queremos mapear e investigar casos de violência contra eleitores, candidatos, mesários e também contra jornalistas. Vamos incluir no levantamento episódios em que a violência aconteceu presencialmente, ou seja, não vamos considerar ataques feitos pela internet ou telefone.

Você passou por alguma situação de violência relacionada à eleição? Sofreu algum ataque por discordância política? Ficou sabendo de casos assim pelas redes sociais ou pela imprensa local? Responda o questionário abaixo, ou, se preferir, mande uma mensagem no WhatsApp para (11) 98886-9401 ou um email para participe@apublica.org. As denúncias serão checadas pela equipe da Pública. Garantimos que seu relato será lido e que você só será identificado na matéria se nos autorizar — este é apenas um primeiro contato com nossa equipe. 

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes