Buscar
Da Redação

Quatro repórteres vão investigar os super-ricos com a Pública, saiba quem são

Selecionamos repórteres de diferentes estados do Brasil para participar da 20ª edição de nosso programa de Microbolsas

Da Redação
8 de dezembro de 2025
14:00
Matheus Pigozzi/Agência Pública

A 20ª edição do tradicional programa de Microbolsas da Agência Pública fez um chamado para que repórteres de todo o país propusessem pautas sobre os super-ricos e justiça tributária. Recebemos inscrições vindas das cinco regiões do Brasil, com propostas bastante diversas dentro do tema.

As quatro pautas vencedoras foram escolhidas por nossos editores, levando em consideração consistência na pré-apuração, a originalidade e relevância da pauta, a segurança e viabilidade da pauta, além dos métodos de apuração propostos. Também buscamos abordar diferentes aspectos dentro do tema.

As selecionadas são repórteres mulheres, de diferentes estados do Brasil: Espírito Santo, Paraíba, Sergipe e Goiás.

As repórteres selecionadas para as Microbolsas vão receber uma bolsa de R$ 10 mil para a produção da reportagem e a mentoria da Agência Pública. Cada equipe será orientada e terá o material editado por um de nossos editores durante o processo.

Quem completa o programa passa a fazer parte de nossa rede de fellows, que já conta com mais de 100 jornalistas. Os participantes da rede de fellows da Pública recebem oportunidades de estudos e de trabalho, além de convites para cursos, eventos online, encontros com a redação e debates com convidados.

  • Mariah Friedrich – Jornalista formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e mestre em Comunicação pela mesma instituição, na linha de pesquisa Comunicação e Poder. Atua com foco em jornalismo investigativo e reportagem crítica sobre conflito socioambientais, desigualdade e violações de direitos humanos.
  • Hévilla Wanderley – Jornalista paraibana com experiência em reportagem, produção e assessoria, atuando em veículos como GloboEsporte.com/pb e Jornal Correio da Paraíba. Trabalhou também no Ministério Público da Paraíba e na Associação Paraibana do MP. Atualmente é doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande e realizou intercâmbio de seis meses no México. Participou, em 2018, do projeto de microbolsas da Agência Pública e Oxfam Brasil sobre a volta da fome no país.
  • Ana Paula Rocha – É repórter investigativa na Mangue Jornalismo desde 2023. Assina a organização do livro “Borracha na Cabeça: o golpe e a ditadura militar em Sergipe” (2024) e escreve a newsletter Catado da Mangue, além de colaborar com os podcasts Rádio Novelo Apresenta e Ciência Suja. Foi selecionada em bolsas do Jeduca, Abraji/WRI e ACT/O Joio e o Trigo. Integra a 8ª geração da RedLatam de Jóvenes Periodistas de Distintas Latitudes e foi trainee de checagem da Agência Lupa. Finalista do Prêmio Megafone de Ativismo 2025 e bronze no 5° Prêmio INAC de Integridade (comunicadores locais).
  • Camila Faraco – É jornalista com mais de 10 anos de experiência, com atuação na TV Anhanguera/Globo em Goiás, RBS TV em Brasília, CNN Brasil e SBT, além de rádio e impresso.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Vale a pena ouvir

EP 197 O retrocesso no direito ao aborto legal e seguro

Podcast debate PDL que ataca direitos das mulheres e gera revitimização

0:00

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes