Buscar
Nota

Semana tem PL da devastação em foco na Câmara e Marina no Senado após ataques machistas

6 de julho de 2025
18:00

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, retorna ao Senado na terça-feira (8) após ter sido alvo de ataques machistas dos senadores Marcos Rogério (PL-RO) e Plínio Valério (PSDB-AM) em maio. Ela apresenta as metas da pasta na Comissão de Meio Ambiente (CMA), considerando a aproximação da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) em novembro, em Belém.

As declarações machistas de Valério se somaram a ataque prévio de Valério, que disse ser um desafio não enforcar a ministra após ouvi-la por seis horas, o que motivou um processo no Conselho de Ética do Senado que ainda não resultou em punições ao parlamentar.

Na Câmara dos Deputados, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) discute o Projeto de Lei 2.159/21, conhecido popularmente como “PL da devastação”, na quinta-feira (10). O debate foca na ampliação do Licenciamento por Adesão e Compromisso (LAC), na criação de Licença Ambiental Especial (LAE) para grandes empreendimentos e na flexibilização de salvaguardas socioambientais, sobretudo em territórios indígenas, unidades de conservação e comunidades tradicionais.

Enquanto isso, o Supremo Tribunal Federal (STF) se encontra em recesso até 31 de julho. Os prazos processuais ficam suspensos durante o período.

Estão na agenda da semana de 7 a 11 de julho:

DIREITOS HUMANOS

  • Câmara
    • Racismo institucional (CDHMIR, 8/7, 16h): A criminalização da cultura negra e periférica e seus impactos na política de segurança pública é tema de audiência que evidencia expressões de violência sistemática do Estado. Entre os casos citados estão a morte de jovem em festa junina no Morro de Santo Amaro (RJ) e a prisão do artista MC Poze do Rodo.
    • Violência policial (CSPCCO, 10/7, 10h): Audiência debate o combate ao assédio e à violência de gênero nas forças policiais, e cita o caso da escrivã Rafaela Drumond, encontrada morta após denunciar assédio e agressões. O pai da vítima está entre os convidados. 

MEIO AMBIENTE

  • Câmara
    • PL da devastação (CMADS, 10/7, 10h): Com representantes do governo, sociedade civil e setor privado, o encontro debaterá a flexibilização de normas de licenciamento ambiental aprovadas pelo Senado. O PL ainda deve ser votado pela Câmara antes de seguir para sanção do presidente Lula.
    • Desconto para agricultores (CME, 8/7, 10h): Audiência debate o PL 1.638/25, que propõe descontos na conta de energia para irrigação e aquacultura. Hoje, o benefício é restrito ao período noturno para aliviar o sistema nos horários de pico. 
  • Senado
    • Marina Silva (CMA, 8/7, 9h): A ministra fala sobre os desafios enfrentados na implementação das políticas públicas voltadas à preservação ambiental.

POLÍTICA

  • Câmara
    • Tabaco e álcool (CDC | CMADS, 8/7, 14h): Audiência debate os impactos ambientais e à saúde causados por tabaco, álcool e ultraprocessados. Especialistas e representantes públicos discutirão estratégias para reduzir o consumo e implementar políticas eficazes.

Para ficar de olho:

Restrição de partidos ao STF. De acordo com o Estadão, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), apresentará proposta para limitar acionamentos do STF por partidos políticos contra leis aprovadas pelo Congresso. A iniciativa é vista como reação ao PSOL, que frequentemente recorre ao Supremo.

Agenda da semana da Pública é um serviço apresentado aos leitores aos domingos e segundas, concebido com base nas informações dos portais da Câmara, Senado e STF.

Edição:

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Vale a pena ouvir

EP 175 A quase morte da democracia brasileira – com Eugênio Bucci

Jornalista analisa movimentos anti-democráticos em livro que retoma trajetória golpista do governo Bolsonaro

0:00

Notas mais recentes

Semana tem PL da devastação em foco na Câmara e Marina no Senado após ataques machistas


Após casos de descontrole, MJ tenta regular uso de ‘ferramentas espiãs’


Ditadura: Em carta, famílias pedem que Brasil reconheça e repare mortes e sumiços no campo


PEC da segurança pública, Marina e depoimento de ex-advogado de Bolsonaro marcam a semana


Policiais antifascistas espionados na era Bolsonaro processam União: “Gravíssimo”


Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes