Buscar
Agência de jornalismo investigativo
Checagem

TRUCO! Programa #18 – 27 de setembro

Truco Popular, Zé Maria! O candidato Zé Maria (PSTU) respondeu por vídeo ao Truco Popular! A pergunta mais votada foi feita por Cláudia Fragozo: “Zé Maria, em sua opinião, porque será que os jovens e trabalhadores que foram para as ruas em 2013 vão eleger políticos tradicionais para governar o país e, inclusive, para compôr o

Checagem
27 de setembro de 2014
22:56
Este artigo tem mais de 9 ano
Especial Truco 2014

Truco Popular, Zé Maria!

O candidato Zé Maria (PSTU) respondeu por vídeo ao Truco Popular!

A pergunta mais votada foi feita por Cláudia Fragozo: “Zé Maria, em sua opinião, porque será que os jovens e trabalhadores que foram para as ruas em 2013 vão eleger políticos tradicionais para governar o país e, inclusive, para compôr o Congresso? O que falta para a insatisfação com a política praticada no país se manifestar nas urnas?” 

Veja o vídeo de resposta:


Rodada de promessas

Nós compilamos todas as promessas apresentadas pelos presidenciáveis durante o horário eleitoral em áreas como educação, saúde, segurança e economia. Confira!

Resumo do Programa

Levy Fidelix (PRTB) voltou a apresentar imagens do debate promovido pela CNBB do trecho em que fala da dívida pública com os bancos e pedir uma auditoria.

O programa do candidato José Maria Eymael (PSDC) utilizou imagens do debate promovido na CNBB e falou que foi ele quem colocou Deus na Constituição.

O candidato do PCO, Rui Costa Pimenta, criticou a maneira que o petróleo é explorado no país e defendeu a estatização da Petrobras.

O Pastor Everaldo (PSC) reprisou o programa que fala de violência e promete criar o Ministério da Segurança Pública.

O programa de Eduardo Jorge (PV) mostrou o candidato nas redes sociais e comemorou o fato de ele ter obtido 70 mil seguidores em dois meses.

A candidata Luciana Genro (PSOL) falou do endividamento da população e disse que no ano que vem vai ter aumento de luz e gasolina e não vai ter aumento dos aposentados.

O programa de Marina Silva (PSB) destacou discurso em que ela diz que os mais humildes são os mais prejudicados pela inflação e juros altos e falou do endividamento das famílias brasileiras.

O candidato Mauro Iasi, do PCB, falou sobre consumo e disse que o socialismo é o caminho para a felicidade coletiva.

O progama do PSTU condenou privilégios e prometeu que seus candidatos vão receber os mesmos salários que recebiam antes de ser deputados.

Aécio Neves (PSDB) disse que nada mudou depois dos protestos de junho e criticou o governo atual, dizendo que o país está tomado pela indignação e cansaço.

A candidata Dilma Rousseff (PT) apresentou cinco propostas para combater a corrupção e a impunidade e mostrou trecho do discurso da presidente na ONU falando sobre o tema.

Principais promessas

Marina Silva (PSB): reduzir os impostos e custos administrativos dos empréstimos para famílias com até 5 salarios minimos.

Zé Maria (PSTU): prometeu que os deputados do PSTU vão receber os mesmos salários que recebiam antes de eleitos e defendeu que salário de deputado não pode ser que de um operário ou professor.

Dilma Rousseff (PT): prometeu cinco medidas no combate à corrupção e impunidade: transformar em crime e punir com rigor os agentes públicos que enriquecem sem justificativa ou não demonstrem a origem de seus ganhos; modificar a legislação eleitoral para transformar em crime a prática de caixa 2; criar uma nova espécie de ação judicial que permite o confisco dos bens adquiridos de forma ilícita ou sem comprovação; alterar a legislação para agilizar o julgamento de processo envolvendo o desvio de recursos públicos; criar uma nova estrutura no Poder Judiciário que dê maior agilidade e eficiência as investigações e processo movidas contra aqueles que possuem foro privilegiado.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Truco

Este texto foi produzido pelo Truco, o projeto de fact-checking da Agência Pública. Entenda a nossa metodologia de checagem e conheça os selos de classificação adotados em https://apublica.org/truco. Sugestões, críticas e observações sobre esta checagem podem ser enviadas para o e-mail truco@apublica.org e por WhatsApp ou Telegram: (11) 99816-3949. Acompanhe também no Twitter e no Facebook. Desde o dia 30 de julho de 2018, os selos “Distorcido” e “Contraditório” deixaram de ser usados no Truco. Além disso, adotamos um novo selo, “Subestimado”. Saiba mais sobre a mudança.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes