Buscar
Agência de jornalismo investigativo
Checagem

Ciro acerta dado sobre alunos do ensino médio profissionalizante

Ceará tem proporcionalmente o maior número de matrículas no ensino médio integrado no período integral, mas São Paulo ganha em números absolutos

Checagem
14 de setembro de 2018
17:00
Este artigo tem mais de 5 ano
Ciro Gomes (PDT) acertou ao afirmar que o Ceará tem maior proporção de alunos no ensino médio profissionalizante em tempo integral
Ciro Gomes (PDT) acertou ao afirmar que o Ceará tem maior proporção de alunos no ensino médio profissionalizante em tempo integral

“O Ceará é o estado hoje que tem proporcionalmente a maior população de estudantes de ensino médio em tempo integral em escolas profissionalizantes.” – Ciro Gomes (PDT), em entrevista com Mariana Godoy.

Verdadeiro

Em pelo menos duas ocasiões o candidato à Presidência, Ciro Gomes (PDT), afirmou que o Ceará tem, proporcionalmente, a maior população de estudantes de ensino médio em tempo integral em escolas profissionalizantes do país. Isso ocorreu durante a sabatina do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e durante entrevista no programa da jornalista Mariana Godoy na RedeTV!. O Truco – projeto de checagem de fatos da Agência Pública – investigou a questão e descobriu que a afirmação está correta.

A assessoria do candidato não indicou a fonte para a frase checada. Em relação ao total de estudantes no ensino médio, o Ceará tem realmente o maior número de alunos no ensino médio integrado à educação profissional em período integral. É também o segundo estado com mais matrículas desse tipo em números absolutos, perdendo somente para o estado de São Paulo.

De acordo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Ceará teve 51.705 matrículas no ensino médio profissionalizante em período integral em 2017, dado mais recente disponível. Havia ao todo 369.610 alunos no ensino médio no estado. Sendo assim, os matriculados nas condições informadas pelo candidato representam 14% do total de estudantes nos anos finais da educação básica. Em segundo lugar está o Tocantins, com 6,32%. Logo em seguida vêm Roraima (5,96%), Mato Grosso (5,3%), Paraíba (5,14%), Santa Catarina (4,15%), Pernambuco (4,08%), Rondônia (3,73%) e Piauí (3,39%).

Apesar de São Paulo possuir o maior número de estudantes de curso técnico integrado em período integral do país (59.186 matrículas), proporcionalmente este número representa 3,28% do total de estudantes do ensino médio no estado. Em número absolutos, o Ceará ocupa a segunda posição, seguido por Minas Gerais (21.246), Rio de Janeiro (16.114) e Pernambuco (14.361).

O Inep considera como de tempo integral os cursos em que os estudantes estão em turmas presenciais com 7 ou mais horas de duração. Também entram nessa categoria os cursos de carga horária menor, mas que, somada com o tempo de atividade complementar, atinjam 7 horas ou mais.

Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Precisamos te contar uma coisa: Investigar uma reportagem como essa dá muito trabalho e custa caro. Temos que contratar repórteres, editores, fotógrafos, ilustradores, profissionais de redes sociais, advogados… e muitas vezes nossa equipe passa meses mergulhada em uma mesma história para documentar crimes ou abusos de poder e te informar sobre eles. 

Agora, pense bem: quanto vale saber as coisas que a Pública revela? Alguma reportagem nossa já te revoltou? É fundamental que a gente continue denunciando o que está errado em nosso país? 

Assim como você, milhares de leitores da Pública acreditam no valor do nosso trabalho e, por isso, doam mensalmente para fortalecer nossas investigações.

Apoie a Pública hoje e dê a sua contribuição para o jornalismo valente e independente que fazemos todos os dias!

apoie agora!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Truco

Este texto foi produzido pelo Truco, o projeto de fact-checking da Agência Pública. Entenda a nossa metodologia de checagem e conheça os selos de classificação adotados em https://apublica.org/truco. Sugestões, críticas e observações sobre esta checagem podem ser enviadas para o e-mail truco@apublica.org e por WhatsApp ou Telegram: (11) 99816-3949. Acompanhe também no Twitter e no Facebook. Desde o dia 30 de julho de 2018, os selos “Distorcido” e “Contraditório” deixaram de ser usados no Truco. Além disso, adotamos um novo selo, “Subestimado”. Saiba mais sobre a mudança.

Leia também

Checamos os 5 principais candidatos a vice-presidente

Por , ,

Erros e acertos marcam frases ditas em entrevistas ou posts nas redes sociais por General Mourão, Kátia Abreu, Eduardo Jorge, Ana Amélia e Manuela D’Ávila

O presidenciável Jair Bolsonaro, durante o debate da TV Bandeirantes, em 9 de agosto

Post falso diz que Bolsonaro está próximo de vencer no 1º turno

Por

Informação vem de site também falso que copia textos de outra página e não divulga metodologia

Notas mais recentes

O que diz o relatório final da CPI que tentou criminalizar as ONGs e não conseguiu


Servidores do Ibama e ICMBio cobram governo Lula e ameaçam parar fiscalização


Senado vai decidir se regras em pesquisas clínicas com seres humanos devem mudar 


Com desmatamento no Cerrado em alta, governo revela como quer frear a destruição


Câmara avalia pedidos de punições mais rigorosas em casos de trabalho escravo


Leia também

Checamos os 5 principais candidatos a vice-presidente


Post falso diz que Bolsonaro está próximo de vencer no 1º turno


Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes