Apoie!

Seja aliada da Pública

Seja aliada

Agência de Jornalismo Investigativo

Dia internacional da mulher

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Pública preparou uma edição especial com algumas das nossas maiores reportagens a respeito de temas que tocam a todas: a violência de gênero que acontece nas ruas e dentro das casas; a criminalização do aborto que mata tantas e encarcera outras; falhas nas redes de proteção de meninas exploradas sexualmente e falhas do Estado em garantir o direito a um parto não violento e ao aborto legal; o feminicídio que cresce de forma acelerada no país principalmente entre mulheres negras; a transfobia que coloca o Brasil no topo do ranking de assassinatos de pessoas transexuais; um sistema carcerário que condena mulheres mães pobres e periféricas à revelia da lei e dos tratados internacionais. E traz também histórias de mulheres vigiadas e ameaçadas que, de forma corajosa, seguem em luta.

Neste especial

HQ

Meninas em Jogo

12 de maio de 2014 | por e

Implant Files

26 de novembro de 2018

Implant Files é um projeto do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, o ICIJ, com sede em Washington, DC. O Implant Files reúne 252 profissionais de 59 veículos de 36 países. No Brasil, participam da apuração a Agência Pública e a revista piauí.

Marcadas para Morrer

8 de julho de 2013

Nesta parceria com o Diário do Pará, o repórter Ismael Machado viajou pelo Pará para contar a história de onze mulheres ameaçadas de morte por defenderem a sua terra e a floresta. Uma série especial que mostra a força e o drama das líderes rurais da Amazônia. Finalista do Prêmio Esso na sua derradeira edição.

Ameaçadas de morte por quem se diz pró-vida

17 de setembro de 2018 | por

Uma pastora, uma jornalista, uma estudante e uma professora: quatro mulheres que sofrem ataques e perseguições por defenderem a descriminalização do aborto falam à Pública. As histórias são estarrecedoras.

Severinas: as novas mulheres do sertão

28 de agosto de 2013 | por

Titulares do Bolsa Família, as sertanejas estão começando a transformar seus papéis na família e na sociedade do interior do Piauí e se libertando da servidão ao homem, milenar como a miséria

Missionários, cristãos, “antifeministas”: como é o novo Ministério de Direitos Humanos comandado por Damares Alves

14 de janeiro de 2019 | por

Após polêmica, ministra manteve estrutura e equipe de direitos LGBT, mas não definiu ações concretas

Mulheres ainda lutam por direito à contracepção e ao aborto legal em comunidades pernambucanas

21 de agosto de 2018 | por

Um estudo realizado em comunidades pernambucanas mostra que, nove anos depois de um aborto legal em uma menina de 9 anos ter sido punido com excomunhão, as mulheres continuam impedidas de decidir sobre a contracepção e sobre a interrupção legal da gravidez

Nove meses de luto

20 de fevereiro de 2018 | por

Impedidas de escolher, grávidas de fetos com órgãos vitais comprometidos se preparam para o luto durante o pré-natal

Dor em dobro

29 de maio de 2014 | por , e

Cerca de 7% dos casos de estupro resultam em gravidez; pela legislação brasileira a vítima dessa violência tem direito a abortar mas 67,4% das mulheres que passaram por esse sofrimento não tiveram acesso ao serviço de aborto legal na rede pública de saúde

Armadilha para mulheres

22 de janeiro de 2018 | por

Site oferece ajuda para mulheres grávidas que não desejam ter o filho sem esclarecer que o objetivo é impedi-las de abortar; domínio está registrado em nome de padre ligado ao Opus Dei e ao Centro de Ajuda à Mulher (CAM)

O SOS de L., grávida do estupro, maltratada pela rede pública

12 de abril de 2016 | por

Uma mensagem enviada à página de Facebook da Pública muda a trajetória de L., que teve o direito ao aborto legal negado em Goiânia

Clandestinas

17 de setembro de 2013 | por

A cada dois dias, uma brasileira (pobre) morre por aborto inseguro, um problema de saúde pública ligado à criminalização da interrupção da gravidez e à violação dos direitos da mulher

Comentários de nossos aliados

 Ver comentários

Esta é a área de comentários dos nossos aliados, um espaço de debate para boas discussões sobre as reportagens da Pública. Veja nossa política de comentários.

Carregando…
Você precisa ser um aliado para comentar.
Fechar
Só aliados podem denunciar comentários.
Fechar

Explore também

Fome, substantivo feminino

13 de março de 2019

Numa realidade mal retratada pelas estatísticas, mulheres deixam de comer para alimentar os filhos pequenos enquanto driblam a violência dentro e fora de casa. Esse é o cenário nos bolsões de pobreza do estado do Rio de Janeiro, que tem o segundo maior PIB do país.

Microbolsas violência policial

1 de abril de 2019

A oitava edição das Microbolsas, parceria da Agência Pública com a Conectas Direitos Humanos, investigou a violência policial e intervenção militar no Rio de Janeiro.

Especial Haiti

27 de setembro de 2011

Série de reportagens com base em entrevistas em campo, documentos e correspondência diplomática do Wikileaks.

Mais recentes

Podcast Histórias que Ninguém Te Conta

13 de maio de 2019

O podcast Histórias Que Ninguém Te Conta é uma série de reportagens produzidas pela Agência Pública sobre a zona portuária do Rio de Janeiro. A série foi inspirada no aplicativo Museu do Ontem, que mistura jornalismo, arte e tecnologia e permite ao usuário explorar o Porto Maravilha.

Wikileaks – Cablegate

15 de abril de 2019

Desde a sua fundação a Agência Pública foi parceira do WikiLeaks no Brasil. O vazamento dos documentos diplomáticos americanos, devidamente contextualizados, deu origem a uma extensa e reveladora cobertura, com mais de cem reportagens.

Tapajós em disputa

11 de abril de 2019

A equipe da Pública acompanhou a luta do povo Munduruku contra a construção da hidrelétrica São Luiz do Tapajós. A realização das reportagens contou com o apoio da organização Mongabay.

Login para aliados

Participe e seja aliado.

Fechar