Nota do Autor
O Nepal tem uma das maiores incidências de tráfico de pessoas no mundo, além de ter pobreza extrema e baixo índice de alfabetização. Por esses motivos — sem contar o generoso apoio do meu colega nepalês Madhu Acharya — eu tinha certeza que jornalismo em HQ poderia fazer a diferença a informar as comunidades locais nas suas bases. Eu trabalho no Nepal desde outubro de 2012, usando jornalismo investigativo em HQ para cobrir o tráfico de pessoas para sites como BBC Online, Poynter Institute, e agora o Symbolia.
Essa história foi traduzida para o nepalês e distribuída por ONGs em todo o país. Ele é parte de um estudo pioneiro feito em parceria com as Universidades de Stanford e Vanderbilt para medir os impactos de diferentes tipos de mídia (HQ, brochuras e rádio) em transmitir a mensagem anti-tráfico de pessoas em áreas remotas. Essas histórias, ouvidas em primeira mão de testemunhas que sobreviveram a esse crime, farão parte da minha novela em quadrinhos “No Home For You Here”, que vai mostrar também o processo jornalístico por trás das entrevistas assim como os desafios de cobrir tráfico de pessoas em tempo real usando a linguagem dos quadrinhos
Essa reportagem em HQ foi publicada na edição especial ‘Heroínas’ da revista digital de jornalismo em quadrinhos Symbolia
Leia de graça, retribua com uma doação
Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.
É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.
Junte-se agora a essa luta!
Faça parte
Saiba de tudo que investigamos
Fique por dentro
Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.
Artigos mais recentes

Dança dos Confederados esconde passado escravizador no interior do Brasil

PL do Licenciamento: Lula faz 63 vetos e alguns trechos questionados permanecem

Restrição a redes de Bolsonaro divide juristas mas aliados seguem fortes nos aplicativos

Brasil foi taxado pelos EUA em 100% há 40 anos e Trump já usava mesmo discurso

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina

Belém investe dinheiro em obras da COP, mas na quebrada, povo tem que sair

Towns awash with oil royalties are still among the poorest in Brazil

Dinheiro do petróleo não resolveu problemas em Presidente Kennedy e Campos dos Goytacazes

Nas cidades campeãs em royalties de petróleo, gasta-se muito, mas pobreza persiste

Além de Bolsonaro, prisão domiciliar e tornozeleira são realidade de 1 em 4 presos no país
